Tudo sobre Benefícios Sociais

Salário e remuneração: entenda a diferença

 A proximidade entre os termos “salário” e “remuneração” acabam levando muitas pessoas acharem que se trata da mesma coisa, porém, existe uma diferença entre eles. Ao decorrer desse artigo, vamos entender melhor qual a diferença.

No caso de uma boa gestão, é fundamental que o gestor saiba qual é essa diferença e, para os funcionários, essa informação também é relevante. Vamos entender o por que? Saber a diferença entre os termos e como funcionam na prática, pode evitar muitas ações trabalhistas, além de garantir que o funcionário receba os seus direitos corretamente. 

Antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre cada termo e o que ele representa!

O que é o salário? 

O salário é o valor acordado que será pago pelo empregador ao empregado pela prestação de um determinado serviço. Vale ressaltar que, o pagamento se baseia em alguns fatores, como: tempo de prestação de serviço, faixa salarial, dificuldades e riscos do serviço prestado, entre outros. 

Além disso, você sabia que existem diferentes tipos de salário? Pois é! O salário possui algumas variações. Portanto, confira abaixo quais são:  

  • Valor bruto: é o valor total acordado sem os descontos;  
  • Valor líquido: representação do valor a ser recebido após os descontos acordados;  
  • Salário base: valor definido através de um contrato de trabalho;
  • Salário mínimo: valor estipulado pela legislação;
  • Piso salarial: indicação pelos sindicatos de uma determinada classe;
  • profissional: varia de acordo com as categorias profissionais.

O que é remuneração?

É a somatória de todos os valores ganhos pelo colaborador. Essa somatória engloba o pagamento, entre outros valores adicionais que o colaborador pode ter recebido por parte da empresa. Ou seja, o salário é apenas uma parte da remuneração. Assim como o salário, existem outros tipos de remunerações. Confira, a seguir, quais são: 

  • Comissão;
  • Hora extra;
  • Gorjetas;
  • Benefícios corporativos;
  • Viagens e hospedagens;
  • Participação acionária;
  • Participação nos lucros.

Agora, ficou mais fácil de entender a diferença, não é mesmo? Como vimos, o pagamento está totalmente ligado ao valor contratual pago pela prestação de serviço, já a remuneração, engloba todos os valores pagos pela empresa durante o período trabalhado. 

A importância de saber diferenciar o salário da remuneração

Essa informação é fundamental tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Afinal, quando o assunto é direito trabalhista, é importante que ambos os lados tenham domínio sobre o assunto, para garantirem os direitos na relação entre empregado e empregador. 

É importante que todas as determinações sobre os valores pagos e recebidos, estejam dispostas no contrato de trabalho. Portanto, a grande vantagem de saber a diferença entre os termos, é a de garantir uma relação segura e comprometida com o cumprimento dos direitos de ambas as partes durante o vínculo de trabalho. 

Por fim, agora que já sabe a diferença entre salário e remuneração, fique atento para saber se está recebendo devidamente os direitos de cada termo. Além disso, lembre-se sempre de conferir essas informações em seu contrato de trabalho. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.