Tudo sobre Benefícios Sociais

Dicas Essenciais para Mães de Primeira Viagem

Ser mãe de primeira viagem é quase como ser arremessada no meio de um reality show onde você é o único participante e não existem regras claras. Separamos algumas dicas para mães de primeira viagem!

Não se preocupe, você não está sozinha! Nós sabemos que é um desafio e tanto, mas juntas, vamos navegar por essas águas desconhecidas e transformar você numa verdadeira mamãe ninja. Então, relaxe e continue lendo para conferir as 5 dicas mais espertas para mães de primeira viagem.

Dicas para Mães – Esqueça a Perfeição

Toda mãe de primeira viagem sonha em ser a mãe perfeita. Spoiler: isso não existe! Errar é humano e também é mamãe. Você vai errar, você vai acertar, você vai aprender, e tudo bem! O importante é amar seu filho e estar sempre disposta a aprender e se adaptar. Então, deixa essa pressão de perfeição de lado, coloca uma roupa confortável e se permita ser uma mamãe de verdade, com acertos, erros e muito, mas muito amor.

Cuide de Você Mesma

Agora que você é mãe, parece que todos os seus cuidados e preocupações são direcionados ao pequeno. Mas ei! Lembre-se de que você também precisa de cuidados. Tome um banho relaxante, leia um livro, assista a um episódio da sua série favorita. Não se sinta culpada por tirar um tempo para você. Afinal, uma mamãe feliz e relaxada pode cuidar melhor do seu baby.

Estabeleça Rotinas

Não, nós não estamos dizendo para transformar sua vida numa planilha de Excel. Mas ter uma rotina básica pode ajudar tanto você quanto o bebê. Alimentação, sonecas, trocas de fraldas, essas coisas se tornam mais tranquilas quando existe uma previsibilidade. E lembre-se, a rotina é sua amiga, não sua chefe. Se precisar ajustar, ajuste. Se precisar jogar tudo pro alto num dia, jogue. O importante é encontrar um ritmo que funcione para vocês.

Dicas para Mães – Aceite Ajuda

Ser mãe não significa ser uma heroína solitária. Se alguém se oferecer para te ajudar, aceite. Seja para cuidar do bebê enquanto você toma um banho, para trazer uma refeição pronta ou para te ouvir desabafar sobre como é difícil trocar fraldas explosivas. Você não precisa fazer tudo sozinha. Lembre-se, é preciso uma aldeia para criar uma criança.

Confie em Seus Instintos

Pode parecer clichê, mas é verdade. Você conhece seu bebê melhor do que ninguém. Então, se algo não parece certo, ou se você sente que algo precisa ser feito de uma certa maneira, confie nos seus instintos. Claro, você sempre pode (e deve) buscar informações e conselhos, mas no fim das contas, a decisão final é sempre sua. E acredite, você vai acertar.

Tenha Paciência

Se tem uma coisa que você vai precisar, é paciência. Patience is a virtue, já diriam os sábios. Lembre-se: seu bebê é uma criaturinha que acabou de chegar ao mundo, tudo é novo e assustador para ele. Então, ter paciência é fundamental, tanto com o seu pequeno, quanto com você mesma. Permita-se tempo para aprender, se adaptar e se aperfeiçoar nessa jornada.

Dicas para Mães – Encontre Sua Tribo

Nada como encontrar outras mães que estão na mesma jornada que você. Participar de grupos de mães, seja online ou presencialmente, pode oferecer aquele suporte e compreensão que só quem está passando pela mesma experiência pode oferecer. Rir juntas dos percalços, compartilhar dicas e simplesmente ter alguém que entende perfeitamente pelo que você está passando pode fazer toda a diferença.

Aprenda com as Experiências, Mas Não se Compare

É natural olhar para outras mães e pensar: “Como ela consegue?” Mas cada mãe, cada bebê e cada família são únicos. A comparação só vai te deixar para baixo. Aprenda com as experiências dos outros, mas lembre-se de que sua jornada é só sua. Você está fazendo o melhor que pode, e isso é mais do que suficiente.

Celebre as Pequenas Vitórias

Talvez você não tenha conseguido fazer tudo o que queria em um dia, mas conseguiu fazer o bebê dormir sem chorar, ou talvez tenha preparado uma refeição deliciosa entre as sonecas. Celebre essas pequenas vitórias! Elas são importantes e mostram que você está fazendo progresso, mesmo que pareça um passo de cada vez.

Ser mãe de primeira viagem pode ser um desafio e tanto, mas com estas dicas você já tem um ótimo ponto de partida. Lembre-se, cada dia é uma nova oportunidade de aprender e de crescer junto com seu filho. Então, respire fundo, relaxe e curta cada momento, até mesmo os mais caóticos. E agora, é hora de colocar esse bebê para dormir e desfrutar de um merecido descanso. Afinal, você é uma mamãe ninja!

Clique para ler mais

Comentários estão fechados.