Tudo sobre Benefícios Sociais

Como funciona o projeto CNH Social?

Você já ouviu falar no projeto CNH Social? Se já, sabe que esse benefício é uma ótima solução para pessoas de baixa renda conseguirem a sua carteira de habilitação. Mas, caso não conheça o projeto, continue acompanhando esse artigo para saber mais informações! 

O projeto CNH Social tem como principal objetivo disponibilizar a carteira de habilitação para pessoas de baixa renda. Além de tudo, fazer com que esse objetivo seja viável para muitas pessoas.

O CNH Social oferece todos os procedimentos necessários para a obtenção da carteira de motorista. Ou seja, o projeto disponibiliza gratuitamente todas as etapas, são elas: aulas teóricas, aulas práticas, exames médicos e psicológicos, documentação, entre outros. 

Sendo assim, podemos ver que o projeto é totalmente confiável e gratuito. Afinal, o seu principal objetivo é viabilizar a obtenção da carteira de habilitação para pessoas que não possuem condições financeiras para o investimento.

Vale ressaltar que, o projeto foi lançado pelo Governo, porém quem fica responsável pela parte prática do projeto é o DETRAN, portanto, o solicitante deverá acompanhar  o órgão mais próximo da sua residência. 

Quais os locais onde o projeto é válido? 

Infelizmente, o projeto não está disponível para todos os Estados do país, porém, em algumas localidades, o projeto já foi iniciado. A CNH Social já teve início nos Estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais,  Goiás, Paraíba e Amazonas. 

A ideia é que, em breve, o CNH Social tenha alcance nacional, ajudando a muitas pessoas realizem o sonho de conseguir a sua carteira de habilitação. Afinal, as edições anteriores foram um grande sucesso. 

Com base nas inscrições do estado de Goiás e Rio Grande do Sul, foram aproximadamente 14 mil vagas, com aproximadamente 222 mil inscritos somente no Estado do Rio Grande do Sul. . 

Ou seja, o alcance foi bem sucedido para os Estados que já contam com esse benefício, contribuindo com a carteira de motorista para muitos cidadãos. 

Quais os requisitos para ter direito ao benefício? 

O projeto possui algumas exceções, bem como: renda familiar total equivalente a 3 salários mínimos, idade entre 18 a 27 anos, o solicitante deve saber ler e escrever, além de se inscrever até a data limite estipulada pelo projeto. 

Vale ressaltar que, essas exceções são apenas para os motoristas de primeira viagem. Portanto, para quem deseja a segunda via da CNH, só será possível em casos de mudança de categoria. 

No caso do motorista que já possui a carteira, porém, deseja obter uma nova categoria, é necessário que não tenha sido penalizado na carteira anterior com infrações médias e graves durante os últimos 12 meses. 

Além de disso, terá direito pessoas com idade entre 21 a 50 anos que queiram obter a carteira de habilitação para fins profissionais, considerando as categorias C e D. Essa é uma grande oportunidade para os brasileiros que buscam uma vaga de emprego na área do transporte. 

Após a obtenção da carteira de motorista, o cidadão poderá realizar outros sonhos, como a compra de um carro próprio ou a conquista de um emprego para o seu sustento. Independente de qual seja a motivação, o projeto CNH Social é uma excelente oportunidade para os cidadãos brasileiros. 

Quais os procedimentos para a inscrição? 

 A data de inscrição varia de acordo com cada Estado. Portanto, para saber qual será o período e inscrição da sua região, é necessário acompanhar as informações que são divulgadas no site do DETRAN da sua localidade. 

Para os interessados, além de se preocupar com a data da inscrição, é necessário estar atento aos dados que deverão ser oferecidos durante o preenchimento do cadastro. Portanto, providencie o acesso as seguintes informações: data de nascimento,  nome completo, CPF (Cadastro de pessoa física), e-mail, telefone e endereço.

Além das informações mencionadas, é necessário disponibilizar a numeração do NIS (número de inscrição social). Essa numeração pode ser localizada junto da sua carteira de trabalho ou através do Cadastro Único. 

Realize o seu Cadastro Único 

O Cadastro Único, é um programa oferecido pelo governo, a fim de identificar famílias de baixa renda. Esse cadastro, possibilita que famílias com restrições financeiras consigam ter acesso a diversos outros benefícios, inclusive, ao CNH Social.  

Portanto, antes de realizar a sua inscrição no projeto, é necessário que já tenha realizado o seu Cadastro Único. Para realizá-lo, é possível acessar o aplicativo Meu CADÚnico, disponibilizado para smartphones ou através do site do Ministério da Cidadania. 

Após o preenchimento, você poderá ter acesso a muitos outros benefícios que são oferecidos para os cidadãos já cadastrados. Contudo, vale ressaltar que os dados no cadastro devem ser atualizados a cada 24 meses. 

Portanto, se você já possui o cadastro, mas deseja obter a CNH Social, certifique-se de que o seu cadastro está atualizado e que as suas informações estão corretas. A confirmação desses dados é de extrema importância para que o solicitante tenha maiores chances de ser selecionado para participar do projeto.

Importância da CNH Social para os cidadãos 

Assim como qualquer outro benefício, a CNH Social tem o intuito de ajudar muitos brasileiros a adquirirem a sua carteira de habilitação. No entanto, o projeto vai muito além disso, trata-se de uma oportunidade para muitos brasileiros na conquista de outros objetivos.

No caso de brasileiros que precisam da CNH social para fins profissionais, o projeto tende a ajudar essas pessoas com a conquista de um novo emprego, por exemplo. Existem muitos brasileiros que buscam uma oportunidade através da habilitação. 

Hoje em dia, existem muitos empregos disponíveis no mercado como os motoristas de aplicativos, caminhoneiros, motoristas de ônibus, entre outros meios de transporte que podem ser conduzidos através da CNH. 

Sendo assim, podemos dizer que o projeto é uma oportunidade para melhorar a vida de muitos cidadãos. Portanto, o projeto vai muito além de viabilizar a carteira, ajudando diversos cidadãos a alcançarem os seus objetivos. 

Como dito anteriormente, as edições não estão liberadas para todos os Estados do país, porém, a ideia é que o projeto se expanda e consiga atender a toda população brasileira. Porém, enquanto isso não acontece, é indicado que o interessado faça o acompanhamento no site do DETRAN maiores informações sobre o projeto. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.