Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH Social é verdade? Descubra aqui!

Assim como qualquer outro beneficio disponibilizado, é normal que venha acompanhado de dúvidas. Afinal, o que é CNH social? A CNH Social é uma fake news? Sim, o benefício é verídico e trata-se de um projeto que surgiu com o objetivo de viabilizar a carteira de motorista para muitos jovens pertencentes a famílias de baixa renda. 

O projeto é completo e oferece todos os exames pertinentes ao processo para obtenção da habilitação, incluindo os exames  psicológicos e médicos, além das aulas teóricas e práticas. 

A obtenção da carteira de habilitação da forma convencional exige investimento do aluno, o que impossibilita muitas pessoas de conseguirem realizar esse objetivo. Portanto, o CNH Social, teve início para isentar o pagamento desse documento. 

Ou seja, o CNH Social é um programa totalmente confiável e gratuito para aqueles que atendem aos requisitos solicitados pelo projeto. Porém, infelizmente o projeto não está disponível em todo o Brasil. 

Inicialmente, a CNH Social foi lançada nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Amazonas, Rio Grande do Sul, entre outros. Porém, em breve, é possível que o programa atenda a todos os estados do país. 

Como ter direito a CNH Social? 

Nem todos os cidadãos poderão participar do projeto. Existem algumas restrições e requisitos que devem ser seguidos, são eles: idade entre 18 a 27 anos, renda familiar inferior a 3 salários mínimos, os participantes devem saber ler  escrever e se devem se inscrever no projeto até a data limite. 

Contudo, só terá direito a CNh Social motoristas de primeira viagem, ou seja, quem não ainda não possui carteira de habilitação. Portanto, motoristas que desejam a segunda via, não poderão participar do projeto. 

No entanto, existe uma exceção para motoristas que já possuem a carteira de motorista, porém, desejam mudar de categoria. Essa oportunidade, só vale para os motoristas que não sofreram nenhuma penalidade média ou grave nos últimos 12 meses. 

Além disso, para fins profissionais, pessoas entre 21 a 50 anos poderão se inscrever para a obtenção da habilitação das categorias C e D. Portanto, se você se enquadra nos requisitos mencionados acima, poderá ter acesso a CNH Social. 

Como realizar a inscrição? 

A data de inscrição para a obtenção da CNH Social é incerta. Isso porque, para cada estado pode ter uma data de lançamento para a inscrição. Nesse caso, é fundamental acompanhar o DETRAN da sua localidade para saber qual a data exata. 

Contudo, vale reforçar que, a documentação é um processo muito importante. Portanto, é necessário que o solicitante esteja com a documentação em dia para o momento da inscrição. 

Para a inscrição, será necessário os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, e-mail, telefone e CPF (Cadastro de pessoa física) e endereço. No entanto, para obter informações confiáveis sobre o programa, juntamente com a data de inscrição, continue acompanhando o site do DETRAN. 

O que saber sobre as edições anteriores no programa? 

As edições anteriores no Estado do Rio Grande do Sul e Goiás foram um sucesso. O programa contou com muitos inscritos e com aproximadamente 14 mil vagas. As primeiras edições do projeto ocorreram no ano de 2013 e 2014. 

O projeto era responsável pela seleção dos beneficiários, considerando todos os requisitos informados anteriormente nesse artigo. Após isso, o resultado dos selecionados foi divulgado no site do DetranRS e no Diário Oficial do Estado.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.