Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH categoria E: quais veículos são conduzidos?

Muitas pessoas sonham em obter a CNH categoria E, não é mesmo? Esse objetivo é formado por diversos processos e fases, que devem ser cumpridas para a obtenção da tão sonhada carteira de motorista. 

Normalmente, o primeiro passo é procurar por uma autoescola que o encaminhará para a realização de alguns processos que são conduzidos pelo DETRAN. Inicialmente, será necessário a realização de exames médicos, a fim de testar a aptidão física e mental da pessoa submetida. 

Caso os exames médicos atestem a aptidão, o processo de obtenção poderá ser iniciado através de aulas teóricas e práticas, até que chegue ao teste final aplicado pelo DETRAN para habilitar ou não o participante. 

Entre todos esses processos, existe um detalhe importante  e que gera muitas dúvidas nas pessoas: a CNH conta com 5 categorias que definem o tipo de veículo que poderá ser conduzido. Entretanto, muitas pessoas não sabem quais são os critérios e requisitos para participar de cada categoria e como funciona.

Nesse artigo, vamos entender melhor como funciona a CNH categoria E.  Aqui, vamos esclarecer as principais dúvidas. Portanto continue acompanhando esse artigo para saber mais! 

Quais veículos podem ser conduzidos através da CNH categoria E? 

Através dessa modalidade, é possível a condução de veículos combinados, ou seja, um veículo acoplado a outro. Portanto, é possível a junção dos veículos permitidos para as demais categorias (A, B, C e D). 

Normalmente, essa acoplação ocorre com veículos como trailers, semi reboque, reboque, entre outros, podendo ter um peso superior a 6.000kg e possuir mais de 8 assentos. Portanto, a CNH categoria E, permite a condução de veículos com unidade tracionada, independentemente  da capacidade e peso.

Quais são os requisitos para participar da obtenção da CNH categoria E? 

Além de tudo, não são todas as pessoas que podem obter a CNH categoria E, existem alguns requisitos que devem ser seguidos sem exceção. O primeiro deles, refere-se a idade do participante, devendo possuir a idade mínima de 21 anos. 

Além disso, é necessário que esteja habilitado a pelo menos um ano na categoria C, sem ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Vale ressaltar que, para obter a categoria C, é necessário obter antes a categoria B. 

Como realizar o pedido de mudança para a CNH categoria E? 

O pedido de mudança deve ser feito através do DETRAN. Portanto, o interessado deverá realizar um agendamento  no site do DETRAN e, após isso, comparecer em uma unidade mais próxima no dia e horário marcado. 

A solicitação deve ser feita mediante a apresentação da última versão da carteira de motorista e um comprovante de endereço emitido dentro dos últimos 3 meses. Após a apresentação será liberada taxas para que o interessado realize o pagamento de acordo com os procedimentos necessários para a categoria desejada. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.