Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH categoria D: saiba quem pode participar

Durante o processo de obtenção da carteira de habilitação, é comum surgir dúvidas sobre as 5 categorias  competentes a CNH (A, B, C, D e E). Muitos alunos ficam confusos e não sabem quais são os veículos conduzidos por cada categoria.

Porém, nesse artigo, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre uma categoria específica: a categoria D!

A diferença dessa categoria para as demais, está no número de passageiros que podem ser transportados. Enquanto para as outras categorias o número de passageiros era de até 8 pessoas, desconsiderando o motorista, a CNH categoria D é livre para a condução de pessoas.

Nessa categoria estão inclusos os seguintes veículos: vans, micro-ônibus, ônibus e alguns modelos de motor-home que possuam mais de 8 assuntos.

Quais os requisitos para a obtenção da CNH categoria D? 

Nesse caso, existem duas possibilidades: o motorista que possui a categoria B e deseja ir direto para a D e o motorista que possui a C e busca a inclusão da CNH categoria D. 

De acordo com o código de trânsito brasileiro fiscalizado pelo DETRAN, para a condução de veículos como vans escolares, veículos de emergência, transporte público ou que realiza o transporte de produtos perigosos, é necessário atender alguns requisitos descritos no artigo 145.  Confira, abaixo, quais são eles:

  • Ter idade mínima de 21 anos;
  • Habilitação regular pelo período mínimo de 2 anos na categoria B, ou no mínimo de 1 ano na categoria C;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses; 
  • Não possuir reincidência de infrações;
  • Ter aprovação no curso especializado e no curso prático de treinamento veicular para os casos de situações de riscos, de acordo com as normas técnicas do CONTRAN.

Portanto, para os motoristas que possuem a categoria C, caso queiram aderir a CNH categoria D, precisarão aguardar pelo período mínimo de um ano.

Para os casos dos motoristas que estão na categoria B e queiram alterar para a categoria D, é necessário aguardar pelo período de 2 anos.

Portanto, se o objetivo é a inclusão da categoria D, é necessário estar atento a todos os requisitos e exigências mencionadas anteriormente. Além de dirigir cuidadosamente para que não cometa infrações com a categoria atual.

Diferença entre a CNH categoria D e as demais categorias

Como vimos, as demais categorias habilitam o motorista para a condução de veículos com o limite de até 8 passageiros. Já com a CNH categoria D, o motorista está habilitado para a condução de diferentes veículos que possuam mais passageiros. 

Além disso, essa categoria faz exigências, como a comprovação da aptidão para agir em situações de emergência e para a condução de pessoas. 

Afinal, é de grande responsabilidade para o motorista obter a CNH categoria D, devido às situações que enfrenta no dia a dia com a condução do veículo, que costuma ser maior, e com passageiros transportados.

Por fim, a CNH categoria D tem oferecido para muitos brasileiros uma oportunidade de emprego, fazendo com que os motoristas se tornem profissionais qualificados nesse segmento.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.