Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH categoria C: como incluir essa categoria?

Obter a CNH categoria C é um objetivo muito importante para alguns cidadãos. Isso porque, normalmente quem deseja incluir essa categoria, tem a pretensão de trabalhar com veículos que fazem parte dessa modalidade. 

Muitas pessoas desconhecem quais são os veículos que se encaixam nessa categoria. Portanto, ao obter a CNH categoria C, é possível dirigir veículos automatizados e elétricos. 

Esses veículos, normalmente são utilizados para o transporte de cargas, desde que o peso não ultrapasse o peso total de  3.500kg. Dentro desses requisitos, estão os veículos como tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa. 

Além disso, para quem obteve a CNH categoria C, também estão incluídos os veículos da categoria B, como carros e qualquer veículo, desde que não ultrapasse o mesmo peso e o número total de 8 passageiros, desconsiderando o motorista.  

Para o motorista que possui CNH categoria C, também é possível a condução de reboque ou semi-reboque no veículo automotor, porém, é obrigatório que o veículo não ultrapasse o peso de 6.000kg. Dentro deste parâmetro estão veículos, como tratores e caminhões.

Principais procedimentos para obter a CNH categoria C

Sabemos que, para a obtenção da CNH é necessário passar por alguns procedimentos burocráticos, isso fica ainda mais sério quando se trata de veículos maiores e que farão o transporte de pessoas ou de cargas. 

Nesses casos, existem alguns procedimentos extras e obrigatórios, a fim de habilitar o motorista para a condução desses veículos mais complexos. Portanto, durante a mudança da carteira B para a categoria C, é necessário o cumprimento dos seguintes procedimentos: 

  • Exames médicos de aptidão física e mental;
  • Exame psicológico;
  • Captura de foto e biometria digital;
  • Aulas teóricas; 
  • Aula prática de direção com duração de  15 horas;
  • Teste prático repassado pelo DETRAN.

Caso ocorra reprovação após o teste, será possível realizar novamente após o prazo de 15 dias, porém, será necessário realizar novamente o pagamento da taxa.

Para os alunos que não comparecerem no dia da prova, será necessário o pagamento de um novo teste, caso queiram prosseguir com a obtenção da CNH.

Além disso, é fundamental que o processo seja finalizado dentro do período de um ano. Caso ultrapasse esse prazo, o aluno deverá reiniciar o processo.

Critérios para incluir a categoria C

Para a obtenção da CNH categoria C, além de seguir os procedimentos mencionados acima, o motorista deverá ter habilitação na categoria B pelo período mínimo de 1 ano.

Para realizar essa transferência, o motorista não pode ter cometido infrações na sua carteira competente a categoria B, nos últimos 12 meses.

Por fim, esses são alguns procedimentos obrigatórios para obter a CNH categoria C.  Portanto, se o motorista deseja incluir essa nova categoria, precisa estar atento a todas as exigências mencionadas anteriormente.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.