Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH categoria B: como funciona?

Muitos jovens e adultos sonham com a sua primeira CNH categoria B. Afinal, mais do que um objetivo pessoal, a obtenção da CNH tem se tornado para muitas pessoas, uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. 

Isso porque, hoje em dia, o mercado de trabalho para o setor do transporte está cada vez mais amplo. Não é necessário ter veículos de grande porte para isso, com um automóvel é possível ter grandes oportunidades, como trabalhar para aplicativos que realizam o transportes de pessoas. 

Definitivamente, a CNH oferece muitas possibilidades e, devido a isso, para muitos empregos, a carteira de motorista tornou-se um requisito. Atualmente, é  comum encontrar vagas de empregos de diferentes áreas exigirem a carteira nacional de habilitação. 

Entretanto, para obter esse documento é necessário passar por vários processos burocráticos que fazem parte do sistema de habilitação nacional. Portanto, é necessário que o interessado realize algumas etapas, como exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e prática, testes teóricos e práticos, entre outros procedimentos. 

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a CNH categoria B. Aqui, você poderá esclarecer as suas principais dúvidas para a obtenção dessa modalidade. 

O que é CNH categoria B? 

De acordo com o DETRAN a CNH categoria B refere-se a modalidade de condução para veículos de quatro rodas, com um peso máximo de 3,5 toneladas e capacidade máxima de 8 passageiros, desconsiderando o motorista. 

Além disso, nessa categoria, é permitido o acoplamento de reboque, porém, é  extremamente importante que o peso e o número de passageiros não ultrapasse as determinações mencionadas anteriormente. 

Contudo, vale enfatizar que, é proibido um veículo da CNH categoria B realizar a movimentação de veículos como trailers, que estão englobados na categoria E. Portanto, é permitido a condução de motor-casas, desde que o peso não ultrapasse 6 toneladas e 8 passageiros. 

Quais os requisitos para obter a CNH categoria B? 

Além de tudo, é necessário atender alguns requisitos básicos para que o interessado consiga dar sequência no processo de obtenção da carteira de motorista. Portanto, é necessário que tenha idade mínima de 18 anos, o candidato deve saber ler e escrever, possuir as documentações básicas como CPF (Cadastro de pessoa física) e a carteira de identidade.   

Além disso, assim que o processo é iniciado, a primeira etapa é a realização dos exames físicos e psicológicos. Portanto, além dos primeiros requisitos, é necessário que o interessado seja avaliado para mostrar-se apto a condução do veículo. 

Como funciona as aulas da CNH categoria B? 

Para a obtenção da categoria B, é necessário praticar aulas obrigatórias. Portanto, o participante deve realizar 25 horas de aulas práticas, além de 4 horas que devem ser realizadas no período noturno. Para o simulador, são estipuladas 5 horas, sendo 1 hora realizada em período noturno. 

As aulas teóricas e práticas são realizadas pela autoescola contratada. Portanto, a dica é  pesquisar antes de contratar esse serviço, a fim de garantir que esse processo será realizado de forma adequada e eficiente para a obtenção da CNH categoria B. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.