Tudo sobre Benefícios Sociais

3 principais dúvidas sobre a CNH Social

Você já ouviu falar em CNH Social? Muitas pessoas não sabem que esse projeto existe. Portanto, a primeira dúvida a ser esclarecida é “O que é CNH Social”? Trata-se de um projeto disponibilizado pelo Governo Federal. 

O intuito dele, é garantir a carteira nacional de habilitação para pessoas de baixa renda que sonham em ter a sua habilitação, porém, não possuem condições financeiras para investir. O projeto é totalmente gratuita e engloba todos os procedimentos de uma CNH popular. 

Essa é uma ótima solução para jovens e adultos que queiram realizar esse objetivo. Afinal, o projeto já ajudou muitos cidadãos brasileiros a obterem esse documento tão importante. Independente da motivação, seja para fins pessoais ou profissionais, a CNH é um documento que amplia possibilidades. 

Como a CNH Social pode ajudar? 

Muitas pessoas buscam a CNH Social para conseguir uma oportunidade de emprego no mercado, visto que esse segmento está em frequente crescimento. Hoje em dia, existe uma ampla possibilidade para quem possui a carteira de motorista, dependendo da categoria, é possível atuar no transportes de cargas ou de passageiros. 

Um oportunidade bastante aproveitável e viável para muitos brasileiros, é através do trabalho por meio de aplicativos de transporte. Muitos motoristas se filiam a esses aplicativos e realizam viagens transportando passageiros diariamente, o que contribui para a sua renda. 

Dúvidas frequentes sobre a CNH Social

Mas, vamos ao que interessa, separamos as principais dúvidas que surgem quando falamos em CNH Social. A ideia é esclarecer todos os pontos de interrogação, permitindo que mais pessoas tomem conhecimento do projeto e tenham acesso a essa oportunidade. Portanto, confira abaixo maiores informações sobre o projeto: 

  1. Quem pode participar do projeto? 

É importante enfatizar que, assim como qualquer outro projeto social, existem requisitos a serem seguidos, são eles: 

  • Idade entre 18 a 27 anos; 
  • Saber ler e escrever;
  • Deve ser a primeira emissão da CNH; 
  • Inscrever-se no projeto até a data estipulada; 
  • Realizar ou atualizar o Cadastro Único no site do Ministério da Cidadania; 
  • A renda familiar não pode ultrapassar 3 salários mínimos no total; 
  • Para a CNH profissional, é permitido pessoas com idade entre 21 a 50 anos; 
  • Para quem já obtém a CNH e deseja incluir uma nova categoria. 
  1. Quais locais o projeto está disponível? 

Infelizmente, não são todos os estados do país que contam com uma edição. Existem alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde o projeto está indisponível. Porém, outros locais, como Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, possuem o projeto ativo. A ideia é que, em breve, essa oportunidade tenha alcance nacional. 

  1. Onde realizar a inscrição? 

Embora seja disponibilizado pelo Governo Federal, o DETRAN de cada estado é o responsável pela divulgação das vagas e pela seleção dos candidatos. Portanto, é necessário que fique atento ao site do DETRAN da sua localidade para mais informações sobre a edição local. 

Por fim, essas são as principais dúvidas sobre a CNH Social e como obtê-la. Agora que já sabe como funciona, lembre-se de sempre conferir o lançamento dessa oportunidade e realizar a sua inscrição dentro do período estipulado. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.