Tudo sobre Benefícios Sociais

Confira as principais Dúvidas sobre a CNH provisória

Muitas pessoas não sabem o que é a CNH provisória e qual a sua finalidade. Além disso, existem outras dúvidas comuns sobre esse assunto. Para esclarecer e fazer com esse processo seja mais simplificado, continue acompanhando esse artigo! 

A obtenção da CNH é, certamente, o objetivo de muitas pessoas. Este documento pode trazer inúmeras possibilidades, além do uso pessoal, servindo para uma oportunidade no mercado de trabalho, por exemplo. 

Hoje em dia, muitas portas de empregos são abertas para quem possui a carteira de motorista. Inclusive, muitas vagas já contam com esse requisito na descrição, portanto, os candidatos que possuírem a habilitação, terão maior chance nessas propostas. 

A CNH deixou de ser apenas uma habilitação para passeios ou realização de tarefas, mas, tem se tornado um oportunidade de emprego para muitas pessoas. Através dela, é possível participar de reuniões e eventos da empresa em outra localidade, trabalhar com entregas de produtos ou encomendas e, até mesmo, com o transporte de pessoas através de aplicativos de motoristas. 

Mas, para que isso aconteça, é necessário estar atento enquanto estiver com a CNH provisória. Esse modelo de carteira exige um cuidado redobrado, esse ponto será esclarecido ao decorrer deste artigo. Continue acompanhando! 

Afinal, o que esclarecer sobre a CNH provisória? 

Como vimos, é comum surgir algumas dúvidas sobre esse assunto. Confira a seguir quais são as mais frequentes: 

O que é CNH provisória? 

A CNH provisória é um modelo de carteira de motorista considerando as categorias A e B, disponibilizada para os motoristas recém-habilitados. Ela possui validade de um ano e serve com um período de experiência para o condutor. 

Quais os cuidados necessários? 

Assim como a CNH definitiva, o condutor deve ter cuidado para não cometer infrações, porém, a CNH provisória exige ainda mais cuidado, especialmente, para infrações graves ou gravíssimas. Portanto, de acordo com o Código de trânsito, o condutor não poderá cometer essas infrações durante o período de experiência. 

Como faço para obter a CNH definitiva? 

O pedido só pode ser feito após a validade da CNH provisória, ou seja, após um ano. Além disso, o condutor só terá direito a CNH definitiva caso não tenha cometido infração grave ou gravíssima durante a experiência.

Como solicitar a CNH definitiva? 

Após a validade da CNH provisória, o motorista deverá solicitar junto do DETRAN a sua carteira definitiva. Assim que realizar a solicitação, deverá pagar uma taxa para emissão do documento e dentro de 5 a 7 dias úteis, o documento esrtará pronto. 

Essas são as dúvidas mais comuns entre os motoristas que possuem a CNH provisória. Como vimos, é necessário muito cuidado durante o período de experiência. Afinal, caso o motorista não respeite essas limitações, perderá o direito de obter a CNH definitiva e terá que iniciar um novo processo para a obtenção da carteira de motorista. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.