Tudo sobre Benefícios Sociais

Quais são as categorias da carteira nacional de habilitação?

Antes de irmos direto ao assunto, vamos entender melhor o que é esse documento e quais as etapas para a sua obtenção. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o objetivo de muitos brasileiros.

No entanto, esse  processo exige uma série de procedimentos, muitas vezes burocráticos, envolvendo documentação, exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, entre outros procedimentos para a obtenção da carteira nacional de habilitação. 

A famosa CNH, é o documento que habilita uma pessoa a dirigir um determinado veículo após passar no teste prático. Para obtenção da carteira nacional de habilitação, é necessário cumprir todos as etapas mencionadas acima e, além disso, ser aprovado no teste final. 

Sim! Para a condução de um veículo é necessário ser aprovado em um teste aplicado pelo DETRAN. Sendo assim, após todas as aulas, o aluno passa por um teste de baliza na etapa final, podendo obter a carteira nacional de habilitação somente quando for aprovado nesse teste. 

Afinal, quais são as categorias e os seus requisitos?

Além de tudo, a carteira nacional de habilitação conta com 5 categorias de acordo com o modelo de veículo que será conduzido. Conheça a seguir quais são: 

Categoria A

Essa categoria da carteira nacional de habilitação abrange veículos motorizados por duas ou três rodas, como exemplo: triciclo,  motoneta, motociclo ou ciclomotor. Além disso, essa categoria, assim como as demais, exigem que a idade mínima do motorista seja de 18 anos. 

Categoria B

Para essa categoria, entram os veículos que possuem um peso máximo de 3500kg, com até 8 assentos para passageiros. Os veículos que se enquadram nessa categoria são os carros, utilitário, caminhonete, entre outros. 

Categoria C

Essa modalidade é formada por veículos com peso superior a 3500kg e, normalmente, são responsáveis pelo transporte de carga, como os caminhões. Para ter direito a obtenção dessa categoria, é necessário possuir habilitação da categoria B, pelo período mínimo de um ano, sem ter sofrido nenhuma penalidade grave ou média durante os últimos 12 meses. 

Categoria D

Nesse caso, refere-se a veículos que ultrapassem a condução de 8 passageiros, como ônibus e microônibus. No entanto, para obter a carteira nacional de habilitação D, é necessário ter a idade mínima de 21 anos e ter habilitação na categoria B pelo período mínimo de 2 anos. 

Além disso, é necessário habilitação C pelo período mínimo de um ano. Para ambas as categorias, é necessário que o motorista não tenha cometido infrações grave e gravissima nos últimos 12 meses. 

Categoria E

Essa categoria engloba todas as anteriores, considerando veículos como trailers, lotações com mais de 8 passageiros, entre outros. No entanto, para a obtenção da carteira nacional de habilitação para essa modalidade é necessário habilitação na categoria C.

Além disso, assim como as categorias anteriores, para a obtenção da modalidade E, é necessário que o motorista não tenha recebido multas ou outras penalidades nos últimos 12 meses. Contudo, é exigido que seja aprovado em um curso de treinamento de prática para condução de veículos e situações de risco, de acordo com as normas do CONTRAN.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.