Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH Social é gratuito mesmo?

Você já ouviu falar sobre CNH Social? Caso tenha escutado pelo menos uma vez, já se perguntou se esse benefício é realmente gratuito? Se sim, continue acompanhando esse artigo para saber mais informações sobre o projeto e como ele funciona! 

A CNH Social é um benefício oferecido pelo governo para pessoas de baixa de renda. E, sim! O benefício é totalmente gratuito. A CNH Social iniciou-se com o objetivo de viabilizar a carteira de motorista para cidadãos que não conseguem investir nesse objetivo. 

O projeto oferece gratuitamente todos os tipos de procedimentos necessários para a obtenção da carteira de motorista, como exames médicos e psicológicos, aulas práticas e teóricas e toda a cobertura necessária para esse processo. 

Sabemos que, nem todas as pessoas possuem condições para investir na sua carteira de motorista. Portanto, o projeto CNH Social chegou para oferecer essa grande oportunidade para muitas pessoas, fazendo com que passem por todos os processos isentos do pagamento. 

Portanto, para aqueles que tinham dúvidas sobre a confiabilidade do programa, o CNH  Social é verídico! Porém, o projeto foi lançado em apenas alguns estados e, infelizmente, não está disponível para todas as localidades do país. 

O projeto foi lançado inicialmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, entre outros. Porém, acredita-se que, em breve, o CNH Social estará disponível para todo o Brasil. 

Quem possui direito a CNH Social? 

Assim como qualquer outro benefício oferecido pelo governo, o projeto conta com algumas restrições que devem ser respeitadas. Confira, a seguir quais são as exigências para participar do projeto: 

  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 27 anos;
  • Primeira CNH Social emitida; 
  • Renda familiar inferior a 3 salários mínimos; 
  • Saber ler e escrever; 
  • Realizar a inscrição até a data estipulada pelo projeto. 

Além das exigências mencionadas acima, o projeto também conta com algumas exceções. Portanto, a primeira exceção é para os motoristas que já possuem a primeira via da CNH e desejam aderir a uma nova categoria. 

No entanto, essa exceção só é viável caso o motorista não apresente nenhuma penalidade  média ou grave nos últimos 12 meses. Além disso,  é necessário que não exista nenhum valor pendente como multas. 

Outra exceção, é para pessoas de 21 a 50 anos que queiram investir na sua vida profissional e desejam aderir às categorias C e D para fins profissionais. Contudo, esses são os principais requisitos e exceções para a seleção do CNH Social

O que devo saber sobre a inscrição? 

Antes de tudo, é importante enfatizar que, é necessário atentar-se a data, porém, cada estado possui um dia de lançamento. Nesse caso, o interessado deve acompanhar junto do DETRAN do seu estado para saber mais informações. 

Além desse acompanhamento, é necessário realizar o preenchimento no Cadastro Único. Trata-se de um programa do governo que identifica famílias de baixa renda e através dele, é possível ter direito a diversos outros benefícios.  

Por fim, esteja atento ao DETRAN da sua localidade para mais informações sobre o CNH Social e confira se o seu Cadastro Único está com todos os dados atualizados. Após esses procedimentos, é só esperar a data de inscrição e garantir a sua vaga! 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.