Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH Social: dicas para ser selecionado para o projeto

Antes de entendermos quais as dicas e os requisitos para participar do CNH Social, vamos entender melhor do que se trata esse benefício. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a veracidade do projeto. Porém, trata-se de um projeto inteiramente gratuito e verídico! 

A ideia do projeto é oferecer às pessoas com baixa renda uma oportunidade para a obtenção da carteira de motorista. Muitas pessoas desejam obtê-la, porém, não possuem recursos financeiros para realizar esse objetivo. 

Portanto, o projeto disponibiliza para o participante todos os processos gratuitamente. Incluindo, os exames médicos e psicológicos, aulas teóricas, aulas práticas, testes e toda cobertura para a obtenção do documento. 

Podemos dizer que, o projeto CNH Social surgiu com o intuito de simplificar a obtenção da carteira de motorista e oferecer essa oportunidade para grupos de pessoas que não possuem recursos para investimento.

Além disso, vale ressaltar que, o projeto CNH Social não está disponível para todo o Brasil. Apenas alguns estados contam, desde o ano de 2013, com as edições do projeto, são eles:  Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Sul, Goiás, entre outros. 

O projeto ainda não está vigente para os outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, a ideia é que, em breve, todos os estados, sem exceção, contem com as edições do CNH Social.

Quais requisitos atender para participar do CNH Social? 

Antes de conferirmos as dicas para participar do projeto, vamos entender melhor quais são os requisitos exigidos pelo CNH Social. Portanto, antes de realizar a sua inscrição no projeto, vale conferir se você atende a todos os requisitos descritos aqui!

O primeiro deles, é atender alguns critérios estipulados, como idade mínima de 18 anos e máxima de 27 anos, saber escrever e ler, primeira via da CNH, realizar a inscrição no projeto seguindo a data estipulada, ter uma renda familiar mensal de 3 até salários mínimos. 

Além disso, existem algumas exceções implantadas pelo projeto possibilitando que pessoas fora desses critérios também participem do projeto CNH Social. A primeira delas, deve-se para pessoas que já possuem a primeira via da CNH, porém desejam aderir um nova categoria, especialmente, para fins profissionais. 

Vale ressaltar que, essa exceção vale apenas para motoristas que não possuem nenhuma penalidade considerada média ou grave nos últimos 12 meses. Além disso, a segunda exceção é para quem deseja a obtenção de uma nova categoria para fins profissionais. 

No caso de pessoas com idade de 21 a 50 anos que queiram incluir a sua CNH as categorias C e D, poderão participar do projeto. Portanto, caso você atenda aos critérios terá chances de ser selecionado para participar da CNH Social. 

Principais dicas para ser selecionado 

Enfim, vamos ao que interessa! Separamos algumas dicas para ter maiores chances de ser selecionado para participar do projeto, Confira a seguir: 

  • Acompanhe através do site do DETRAN qual será a data de lançamento da edição; 
  • Realize a inscrição no prazo estipulado; 
  • Realize o cadastro ou atualize as informações no Cadastro Único (Programa do governo, responsável por identificar e disponibilizar benefícios famílias de baixa renda) 
  • Atente-se ao cadastramento no programa CNH Social, preenchendo as informações corretamente;
  • Releia as informações preenchidas e só clique na opção avançar após conferir os dados. 

Além de atender a todos os critérios mencionados anteriormente, essas são as principais dicas para ter maiores chances de ser selecionado para participar do CNH Social. Portanto, se você ficou interessado, continue acompanhando o site do DETRAN da sua localidade para mais informações. 

Por fim, o projeto CNH Social, busca cidadãos que queiram realizar esse objetivo, mas para isso, vale ressaltar que, a inscrição só pode ser realizada por quem atende os critérios determinados. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.