Tudo sobre Benefícios Sociais

Dúvidas frequentes sobre a CNH popular

O que acha de esclarecer as suas principais dúvidas sobre a CNH popular? Nesse artigo, vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes que surgem durante o processo de obtenção da carteira de habilitação.  

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre esse assunto, afinal, é um processo com várias etapas, cada uma com a sua particularidade. Portanto, continue acompanhado esse artigo e confira se a sua dúvida foi esclarecida. 

Sabemos que, obter a CNH popular é o sonho de muitas pessoas. Isso porque, além de um objetivo pessoal, muitos brasileiros buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho através da obtenção desse documento. 

Portanto, para tornar esse objetivo ainda mais viável, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, tornando esse processo ainda mais simplificado! 

Confira as principais dúvidas sobre a CNH popular 

Qual é o primeiro passo? 

Muitas pessoas não sabem como iniciar esse processo, mas, é bem simples! O interessado deve procurar por uma autoescola ou comparecer ao Detran para dar entrada no processo. Após isso, será encaminhado para uma clínica credenciada para a realização de exames psicológicos e médicos, a fim de testar a aptidão para a condução de veículos.

Quais são os procedimentos para obter a CNH popular? 

O primeiro procedimento é realização dos exames, depois isso, o aluno dará início as aulas teóricas e práticas. Após passar pelo período de treinamento, estipulado para cada tipo de categoria, o aluno será submetido ao teste final aplicado pelo DETRAN

Como funciona o teste de direção? 

A prova ocorre em duas situações: circulação e estacionamento. Normalmente, a parte mais apreensiva é a do estacionamento, onde o avaliado realiza a famosa baliza enquanto tenta estacionar o veículo em uma vaga. 

Quantas pontos é permitido no teste de direção? 

É permitido falhas que totalizam 3 pontos. Porém, vale lembrar que as falhas graves já somam 3 pontos, nesse caso, não poderá cometer nenhuma outra infração. As falhas leves somam 1 ponto e as médias 2 pontos. Portanto, é necessário estar atento para que não exceda a pontuação máxima. 

Quais são os erros mais comuns durante o teste final? 

Existem alguns erros mais comuns, como utilizar incorretamente a embreagem, estacionar o veículo a mais de 50 cm da calçada, encostar o veículo nos cones da baliza, “desligar” o motor do carro, esquecer de ligar o pisca alerta, entre outros. 

Como funciona a CNH popular provisória? 

Quando o motorista é aprovado no teste de direção, antes de receber a carteira definitiva, ele recebe a CNH provisória com validade por um ano.  A diferença é que para esse modelo de carteira, não são somados pontos, mas, em contrapartida, o motorista recebe multas para cada infração cometida e, dependendo da gravidade, poderá perder o direito na obtenção da carteira definitiva. 

Por fim, essas são as principais dúvidas que surgem ao longo do processo de obtenção da CNH popular. Agora que as dúvidas já foram esclarecidas, ficará ainda mais fácil participar desse processo e conquistar esse objetivo! 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.