Tudo sobre Benefícios Sociais

Medo do teste prático para tirar a CNH? Confira 10 dicas para arrasar!

Conseguir a CNH é o sonho de muitos brasileiros, não é mesmo? Pois bem! Embora, seja um sonho prestes a ser realizado, muitos brasileiros possuem receios quando pensam nas provas e aulas práticas que fazem parte do processo. 

Mas, calma! Nesse artigo você terá 10 dias práticas de como conseguir a sua CNH com mais tranquilidade. Contudo, sabemos que o processo para a obtenção da carteira de motorista exige uma série de processos burocráticos, porém, quanto mais você se preparar para esse momento, mais fácil será! 

A obtenção da CNH possui as seguintes fases: exames médicos e psicológicos, aulas teóricas, aulas práticas e o exame final para saber se o aluno está habilitado a direção de um veículo. 

Entretanto, após passar por tantas etapas, é durante a etapa final acompanhada pelo DETRAN que o nervosismo chega e pode comprometer todo o esforço realizado até o momento. Porém, separamos algumas dicas de como se preparar para esse momento tão importante! Continue acompanhando esse artigo para saber mais! 

Dicas práticas para ser aprovado na prova prática 

1- Descanse bem 

É muito importante que tenha uma noite de sono de qualidade. Embora, muitas pessoas se sintam ansiosas na noite anterior, é fundamental separar em torno de 8 horas de sono antes do teste. Isso ajudará no desempenho e concentração. 

2- Alimente-se 

É muito importante que a pessoa esteja alimentada. No caso do teste ser realizado no período da manhã, existem muitas pessoas que não estão acostumadas a tomar café da manhã, porém, nesse caso, é aconselhado que a refeição seja realizada. 

Isso porque, a ansiedade e o nervosismo, podem interferir na pressão arterial de algumas pessoas e, quando estamos alimentados, essa intervenção costuma ser menor, evitando que a pessoa desmaie ou sinta tonturas, por exemplo. 

3- Estude 

Faça uma revisão de tudo o que estudou até o momento, especialmente, sobre as questões práticas, como: quais são os primeiros passos quando o motorista entra no carro, quais são as infrações, quais as sequências, entre outras informações relevantes. 

4- Faça provas simuladas

Enquanto prática as aulas com o seu instrutor, o peça para avaliar e pontuar todas as falhas cometidas para que possa melhorar nas próximas vezes. Converse com o seu instrutor para realizar todo o percurso que será solicitado no momento da prova prática. 

5- Estude e repita o percurso 

É fundamental que o aluno realize o percurso e se familiarize com ele. Ao fazer isso, você se sentirá ainda mais seguro no momento da prova. Afinal, você terá domínio de todo o caminho que deverá ser percorrido. 

6- Conheça as pontuações 

Para viabilizar a sua CNH é fundamental que estude quais são as pontuações para cada infração cometida e se concentre para evitar que elas aconteçam. 

7- Mentalize as etapas

É necessário que pense em um plano para cumprir enquanto estiver dentro do veículo, portanto, lembre-se de todas as instruções absorvidas e imagine quais são as etapas, como colocar o cinto de segurança, arrumar o retrovisor, entre outras ações prioritárias. 

8- Acumule energia para a prova 

É importante que o corpo e a mente estejam descansados, portanto, evite atividades estressante antes da prova. Se possível, realize a prova no período da manhã. 

9- Cuidado com o tempo 

A prova possui um tempo determinado, portanto, fique atento para realizar a baliza durante o tempo permitido para chegar até a vaga antes que ele termine. 

10- Respire e pense positivo

Você já chegou até aqui! Ou seja, você é capaz de realizar o teste prático e ser aprovado para a obtenção da CNH! Portanto, respire, controle a ansiedade e pense positivo. Afinal, você já conhece o percurso, já sabe toda a parte teórica e está caminhando rumo ao seu objetivo. Portanto, foco e pensamento positivo! 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.