Tudo sobre Benefícios Sociais

Carteira de habilitação digital. Por quê é importante ter?

A Carteira de habilitação digital foi lançada no ano de 2018 devido a tantos ocorridos com a carteira física, essa medida foi tomada para ajudar os motoristas a não se esquecerem mais deste documento. Além disso,  podemos dizer que a carteira digital foi lançada para facilitar o acesso e evitar perdas. 

Hoje em dia, a maioria dos serviços, documentos e procedimentos são online e com a Carteira de habilitação digital não poderia ser diferente! Isso porque, o universo digital é um grande facilitador para o desempenho de inúmeras atividades, bem, como o acesso a CNH

Muito motoristas ainda não possuem acesso a esse recurso, na maioria das vezes, isso ocorre por falta de informação. No entanto, com o objetivo de trazer mais informações sobre essa facilidade, esse artigo trará esclarecimentos importantes. Continue acompanhando! 

O que é a carteira de habilitação digital? 

Podemos dizer que, a carteira de habilitação digital trata-se de uma CNH eletrônica criada pelo aplicativo SERPRO  Serviço Federal de Processamento de Dados para o DENATRAN, com o objetivo de servir como um armazenamento eletrônico dos dados. 

Esse meio é um grande facilitador para quem perdeu a carteira física ou para quem a esqueceu em casa. Dessa forma, serve como um meio que pode substituir a carteira física e ajudar o condutor caso necessite comprovar a sua habilitação para a condução do veículo. 

Quem pode obter a CNH Eletrônica? 

Essa versão está disponível para os condutores que possuem a carteira física impressa com o QR Code. Para quem não possui o código, existem duas soluções: aguardar a próxima renovação ou realizar o pagamento para ter acesso a segunda via. 

Mas, para quem já possui cadastro no sistema de notificação eletrônica, é necessário que realize a solicitação da carteira de habilitação digital através do portal do DENATRAN, mediante a senha já cadastrada anteriormente. 

Como solicitar a Carteira de habilitação digital 

O primeiro passo é ter acesso a carteira física com o QR Code. Após isso, o condutor deve realizar o seu cadastro no portal do DENATRAN ou, se preferir, pode ir até um posto de atendimento mais próximo da sua residência. 

Contudo, vale enfatizar que, o certificado é pago e o custo fica a critério do estado. Ou seja, para cada estado existe uma taxa a ser cobrança, podendo até ser gratuito em algumas localidades. 

Após finalizar o cadastramento, o motorista deve baixar o aplicativo CNH eletrônica, assim que baixá-lo o sistema solicitará um código de ativação, esse código será disponibilizado pelo DENATRAN e será enviado diretamente para o e-mail do condutor solicitante. 

Por fim, o motorista deverá criar uma senha de 4 dígitos e, na sequência, terá acesso a todas as informações da sua Carteira de habilitação digital.

Importância da CNH eletrônica 

Embora, a carteira de habilitação digital não seja obrigatória, esse meio digital é uma grande facilidade para o motorista e possibilita que ele tenha acesso a esse documento em qualquer local. 

Muitos condutores acabam esquecendo a carteira física em casa ou a perdem. Nesses casos, a carteira de habilitação digital é uma ótima solução para os motoristas não dirigirem sem a habilitação, afinal, sabemos que é uma infração dirigir sem esse documento tão importante! 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.