Tudo sobre Benefícios Sociais

5 benefícios do minha Casa Minha Vida?

O sonho da casa própria é o desejo de muitos brasileiros. Entretanto, sair do aluguel e investir em um imóvel próprio é uma grande conquista para muitas famílias. Pensando nisso, o governo lançou o programa Minha Casa Minha vida, com o objetivo de viabilizar essa realização. 

Sabemos que, para a compra de um imóvel próprio, é necessário um alto investimento.  Além disso, refere-se a um processo burocrático, onde o comprador deve apresentar diversos documentos e, principalmente, comprovar que possui condições financeiras para arcar com o custo do investimento, além de outros processos que se fazem necessários. 

O programa Minha Casa Minha Vida, é mais um programa oferecido pelo governo para famílias de baixa renda que sonham em sair do aluguel e, ter maior segurança através da compra de um imóvel. Agora que já entendemos o objetivo do Minha Casa Minha vida, vamos saber um pouco mais sobre os benefícios que esse programa oferece. 

Quais são os benefícios do Minha Casa Minha Vida? 

Como falamos anteriormente, o programa é disponibilizado pelo governo para ajudar famílias a conquistarem um imóvel próprio. Agora, chegou o momento de conhecermos quais são os aspectos positivos do Minha Casa Minha Vida. Confira a seguir: 

Renda familiar menor 

Uma as maiores facilidades oferecidas pelo programa, é que não exige que a família tenha uma alta renda para ter o direito a inscrição. Sendo assim, as famílias com renda acima de R$ 1.800,00, conseguem participar do programa Minha Casa Minha Vida. Porém, vale lembrar que, a prestação para pagamento do financiamento é de 30% da renda familiar. 

Taxas e juros inferiores 

Visto que, o financiamento trata-se de um empréstimo, a instituição financiadora vai quitar o imóvel por completo. Desse modo, o solicitante será devedor da instituição responsável pelo empréstimo. 

O valor total será parcelado e serão acrescidos juros e taxas perante o valor original do empréstimo. É importante ter em mente que, os juros dependem da renda familiar, ou seja, quanto menor a renda, menor será o juros. 

Para exemplificar, enquanto outras instituições aplicam um juros de 10% em média, o programa Minha Casa Minha Vida possui um juros aproximado de 5%, o que acaba sendo bem vantajoso.

Pagamentos com prazos maiores 

Pensando em viabilizar o pagamento do empréstimo, o Programa possibilita que o solicitante pague a dívida em até 35 anos. Normalmente, outras instituições estabelecem o prazo de até 30 anos. 

Facilidade na entrada

A entrada para aquisição de um imóvel refere-se ao valor inicial pago para garantir a compra. Normalmente, a entrada solicitada é no valor de 30% do preço do imóvel. Já no Minha Casa Minha Vida, a entrada é reduzida para 10% no valor do imóvel. 

FGTS permitido 

Para quem não possui um valor guardado, especialmente para dar de entrada na aquisição do imóvel, é possível utilizar o FGTS para abater no valor total. Dependendo do valor do FGTS é possível reduzir consideravelmente o valor das parcelas e, consequentemente, dos juros. 

Por fim, esses são os principais benefícios oferecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Se você deseja conquistar o seu imóvel, vale pena conferir quais são as facilidades que este programa pode oferecer de acordo com a sua realidade. 

Para ter acesso ao programa, é necessário providenciar o Cadastro Único no site do Ministério da Cidadania e, na sequência, realizar a inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida. 

Clique para ler mais
1 comentário
  1. camila Ferreira da silva Diz

    eu quero uma casa para mim eu moro de alugue não tem casa tenho três filhos e difícil de mais eu não resebo pensão de ninguém dele do país do meu filhos do meu filho do Deus para me ajuda eu moro resplendor mais e difícil menos para mim cuidar deles sozinha não mais com deus no meu coração

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.