Tudo sobre Benefícios Sociais

4 facilidades oferecidas pelo Cadastro Único

O governo oferece diversos benefícios para os cidadãos, especialmente, em tempos de crise. Devido a pandemia causada pelo Covid-19, muitos cidadãos perderam os seus empregos ou tiveram uma redução da renda familiar, o que influencia diretamente na economia o país. 

Além disso, o afastamento social, embora seja de extrema necessidade, acaba interferindo negativamente na economia do país e, consequentemente, no orçamento de muitas famílias. Portanto, para reduzir esses impactos financeiros, o governo tem disponibilizado diversos recursos e facilidades para o cidadãos. 

Claro que, para ter acesso a esses recursos é necessário atender alguns requisitos estipulados pelo governo. E, para a maioria desses benefícios é necessário realizar o Cadastro único. Ficou interessado(a)? Continue acompanhando esse artigo. 

O que é Cadastro Único? 

É um cadastro familiar que reúne diversas informações sobre cada membro pertencente a família. Além disso, o cadastramento possibilita o acesso a diversos recursos oferecidos pelo governo. 

Vale lembrar que, para realizar o cadastro é necessário que a família atenda alguns requisitos estabelecidos pelo governo, são eles: renda individual de até R$ 522,50, renda familiar mensal de até R$ 3.135,00 (equivalente a 3 salários mínimos). 

Para pessoas com renda familiar superior a 3 salários mínimos, é possível realizar o cadastro para ter acesso a um determinado benefício, porém, a renda familiar pode implicar na liberação de acordo com o recurso desejado. 

Mas, vamos ao que interessa… 

Afinal, quais são as facilidades do Cadastro Único? 

Ao conhecer as facilidades que o Cadastro Único Oferece, é possível entender a importância de realizar esse cadastramento. Portanto, confira a seguir quais são as principais facilidades: 

1- Acesso a diversos programas sociais 

Para ter direito alguns recursos como Bolsa Família, Aposentadoria, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Podemos dizer que, a maioria dos benefícios sociais exigem o Cadastro Único. Portanto, antes de solicitar um recurso específico, valide se sua família está cadastrada. 

Para saber se a sua família está cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único), o cidadão deve consultar o site do governo em “Consulta Cidadão”. O site disponibilizará um formulário para preenchimento, onde o indivíduo deverá colocar os seus dados e, consequentemente, caso já tenha cadastro o site o informará. 

2- Agilidade no recebimento do benefício 

Para pessoas que possuem CadÚnico o governo consegue disponibilizar pagamentos com maior facilidade, ou seja, pessoas com o cadastro conseguem garantir o recebimento do benefício de forma mais rápida. 

3- Prioridade em tempos de crise 

As famílias cadastradas no Cadastro Único são prioridade em tempos de crise. Portanto, caso os benefícios emergenciais sejam oferecidos pelo governo, como é o caso do auxílio-emergencial ou a isenção de tarifas de consumo, o cidadão cadastrado terá prioridade no recebimento do benefício ou isenção da tarifa. 

4- Cadastramento Online

 Além disso, não é necessário que o cidadão compareça a um posto de atendimento para realizar o cadastro. Ou seja, é possível que esse serviço seja realizado através do site do Ministério da Cidadania ou através do aplicativo do CADÚnico disponibilizado para smartphones. 

Por fim, essas são algumas das facilidades oferecidas pelo Cadastro Único. Portanto, se você deseja ter direito e desfrutar dos benefícios sociais, não perca tempo e realize agora mesmo o seu cadastro nas plataformas disponibilizadas pelo governo.

Clique para ler mais
3 Comentários
  1. Simone Aparecida da Silva Diz

    Muito ultl.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.