Tudo sobre Benefícios Sociais

O que saber sobre a antecipação do 13º salário do INSS

A antecipação do décimo terceiro salário para aposentados, é apenas uma entre muitas medidas tomadas pelo  governo. A crise financeira que está afetando o Brasil, tende a afetar muitas famílias brasileiras e, pensando em diminuir esses impactos financeiros, o governo tem feito a liberação de diversos benefícios da forma antecipada. 

Essas medidas têm o objetivo de diminuir os impactos financeiros causado pela pandemia. Dessa forma, os aposentados e pensionistas terão direito ao décimo terceiro salário.

Primeira parcela antecipada: quem terá direito? 

A primeira parcela do décimo terceiro salário será liberada entre o período de 24 de Abril a 8 de maio. Esse pagamento será realizado para os segurados que recebem até um salário mínimo. O valor será correspondente a 50% do valor total. 

Portanto, para quem recebe um salário mínimo, receberá o valor de R$ 522,50 na primeira parcela. Essa regra se aplica para o pensionistas, aposentados e beneficiários do auxílio-doença. 

Segunda parcela: quem receberá?  

Para o recebimento da segunda parcela, terá direito os pensionistas, aposentados e aqueles que recebem auxílio-doença no valor superior a um salário mínimo. Portanto, o valor do décimo terceiro salário o varia de acordo com o benefício. 

O pagamento da segunda parcela também será realizado no primeiro semestre, a previsão para o início do pagamento é para o dia 01/06/2020. 

O que saber sobre o recebimento? 

Vale lembrar que, a primeira parcela recebida será equivalente a metade do valor que o beneficiário tem direito. No caso da segunda parcela, o valor sofrerá um desconto devido ao imposto de renda. O desconto varia de acordo com a idade do beneficiário. 

O valor só pode ser transferido para a conta do titular, não podendo ser transferido para a conta de um amigo ou um parente, por exemplo. O saque deve ser realizado em  um caixa eletrônico e, pra evitar aglomerações, é orientado que o segurado compareça somente após  a liberação do valor do décimo terceiro salário. 

Como consultar o extrato? 

Para saber se o valor foi liberado, é possível consultar no aplicativo disponibilizado pelo governo ou através do site da Caixa Econômica. Caso prefira o site, confira a seguir  um passo a passo de como consultar: 

  1. Entre no site da caixa pela seguinte URL “https://meu.inss.gov.br;
  2. Informe o número do seu CPF ou NIS e clique na opção “cadastrar senha”;
  3. Leia o regulamento e, na sequencia, clique em “aceito”;
  4. Preencha o formulário com os dados pessoais;
  5. Crie uma senha com até 8 dígitos, que contenha letras e números;
  6. Faça o login informando o CPF ou NIS e informe a senha cadastrada. 

Após seguir todos esses passos, você conseguirá realizar a sua consulta ao extrato do INSS. Portanto, é extremamente importante que o segurado compareça a uma agência após ter certeza  de que o seu benefício está liberado. 

Além disso, vale enfatizar que essa liberação ocorreu devido a um momento de crise. Sendo assim, é importante que o segurado faça um planejamento de como vai utilizar esse dinheiro, lembrando que, o valor do décimo terceiro salário é liberado apenas uma vez ao ano. 

Saiba mais informações sobre a prestação continuada para idosos e como esse benefício funciona. Confira o post a seguir para saber mais: REQUISITOS PARA IDOSOS RECEBEREM O BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.