Tudo sobre Benefícios Sociais

ID Jovem: quais são os benefícios e como solicitar?

Assim como os outros benefícios, o ID Jovem é um benefício oferecido pelo Governo Federal para jovens de baixa renda. Este benefício é integrado ao Estatuto da juventude e vem acompanhado de diversos benefícios para jovens entre 15 a 29 anos. 

O ID Jovem tem o objetivo de garantir a inclusão de jovens em programas sociais e culturais, através de diversos benefícios que são oferecidos para quem o possui. Quer saber mais? Continue acompanhando esse artigo! 

Quem tem direito? 

Assim como outros benefícios, o ID Jovem também possui requisitos determinantes para definir quem terá direito ao benefício. Contudo, para ter direito ao ID Jovem é necessário atender aos seguintes requisitos: 

  • O jovem deverá ter a idade mínima 15 anos e máxima de 29 anos;
  • Deverá ter a inscrição atualizada no Cadastro Único;
  • Atender a renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Saber a numeração do NIS. 

Esses são os principais requisitos para participar do benefício. Caso você atenda os tópicos mencionados acima, poderá ter direito a diversos recursos. O que acha de saber mais sobre as vantagens oferecidas? 

Afinal, quais são as vantagens?

O ID Jovem permite que o cidadão entre 15 a 29 participe de diversos eventos culturais, esportivos e artístico-culturais, com acesso a um desconto de 50% em cima do valor total. Portanto, para quem possui o benefício, é possível ir a teatros, shows, entre outros eventos com um desconto especial. 

Além disso, o desconto em viagens é dos principais motivos pelo qual os jovens solicitam o benefício. O ID Jovem oferece descontos para viagens em todo o Brasil.

Sendo assim, após receber a liberação, o beneficiário poderá apresentar a sua inscrição do ID Jovem a qualquer agência de viagem e obterá descontos de 50% ou até maiores.

Como solicitar o benefício? 

O primeiro passo é garantir o Cadastro Único. Como vimos anteriormente, o benefício é destinado para jovens de baixa renda. Portanto, é fundamental que esteja cadastrado no CADÚnico, um dos programas do governo para identificar famílias de baixa renda. 

Além disso, é necessário ter em mãos o número do NIS. Caso você não saiba a numeração, poderá consultar no seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de trabalho.

Após ter feito isso, será necessário realizar o cadastro no ID Jovem. O cadastro  pode ser feito presencialmente na prefeitura da sua cidade ou através do site do programa.

Além disso, existe um aplicativo do próprio ID Jovem liberado para smartphones. Caso você tenha o CADÚnico e o número do NIS poderá realizar o cadastro pelo aplicativo de forma simplificada. 

Vale a pena solicitar o ID Jovem? 

Com certeza! Se você atende aos requisitos e gostaria de ter diversos descontos em eventos, viagens, transporte, entre outros. Certamente valerá a pena realizar o cadastro no programa. 

Como vimos anteriormente, o ID Jovem é um beneficio liberado para uso de jovens de baixa renda. Portanto, vale a pena aproveitar e desfrutar desse direito o quanto antes.

Conheça outros benefícios que são oferecidos pelo governo através do post: BRASIL SORRIDENTE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSE PROJETO

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.