Tudo sobre Benefícios Sociais

O que saber sobre o saque imediato do FGTS

O governo tem estabelecido algumas medidas provisórias com o objetivo de reduzir o impacto econômico e garantir que as famílias consigam recursos para o seu próprio sustento. Por exemplo, com o saque imediato do FGTS.

Pensando nisso, o governo fez a liberação de diversas medidas provisórias para que os trabalhadores recebam o seu direito e tenham outras formas de conseguir uma renda para a sobrevivência. 

Uma das medidas liberadas é o saque imediato do FGTS. Mas, antes de sabermos como receber esse direito, vamos entender melhor o que é o tão famoso Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Afinal, o que é FGTS? 

Trata-se de um fundo com um valor retido proporcional ao tempo trabalhado, com o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.

Portanto, durante o período em que o trabalhador está empregado, é aberta uma conta vinculada ao contrato  trabalho, onde mensalmente é depositado um determinado valor.

Esse valor varia de acordo com o salário e contribuição do empregado. 

No entanto, o trabalhador não pode sacar esse direito espontaneamente. O valor é depositado com o intuito de ajudar em situações especiais, como a compra de um imóvel, uma construção ou a quitação de uma dívida. 

Além disso, o valor fica disponível para o saque quando o trabalhador é demitido. Caso contrário, o valor fica retido até que o trabalhador se enquadre em uma situação que tenha direito o saque imediato do FGTS. 

Quem tem direito?

Todos os trabalhadores que stõ vinculados  um contratação CLT a partir de 05/10/1988.

Trabalhadores pertencentes a outras categorias também possuem direito ao FGTS desde que,  seja uma contratação legal  que tenha recolhimento de contribuição. 

Portanto, trabalhadores rurais, temporários, atletas, safreiros, empregadas domésticas também possuem direito ao FGTS. 

Como funciona o saque imediato do FGTS? 

O governo liberou o saque imediato do FGTS para todos os trabalhadores de baixa renda. Visto que a pandemia tem se prolongado, o governo tomou essa medida para garantir que os trabalhadores tenham acesso ao valor do fundo. 

Para realizar o saque imediato do FGTS, é possível ir até uma agência da Caixa econômica realizar o saque através da senha cadastrada ou com o uso do cartão cidadão.

Caso o trabalhador não tenha os dois recursos para o saque, será necessário comparecer  a uma agência da Caixa para atendimento.

Nesse caso, o trabalhador deverá apresentar a sua carteira de trabalho e documento com foto para qu possa realizar o saque e cadastrar uma senha para futuras transações.

No entanto, antes de comparecer  uma Caixa Economia, lembre-e de confirmar se o valor o seu FGTS já está liberado.

Além disso, é possível realizar essa consulta em no aplicativo disponibilizado pelo governo para smartphones.

Portanto, se você trabalhou nos últimos meses, vale a pena conferir se tem um valor retido no seu fundo e realizar o saque imediato do FGTS o quanto antes. 

Essa iniciativa se mostrou vital para muitas famílias que, durante a pandemia, enfrentaram dificuldades financeiras. Mas é importante destacar que, enquanto o saque imediato do FGTS representa um alívio imediato, ele também pode ter implicações a longo prazo.

Ao sacar o FGTS, o trabalhador está utilizando um recurso que poderia servir como uma espécie de poupança para o futuro. Portanto, é aconselhável que essa decisão seja tomada com cuidado e, se possível, em consulta com um profissional de finanças.

Além disso, o governo também disponibilizou outras formas de apoio, como o auxílio emergencial, para ajudar os cidadãos afetados pela crise econômica gerada pela pandemia.

Quais são as Implicações de Sacar o FGTS?

  1. Redução do Fundo Futuro: Ao sacar o valor agora, o trabalhador estará reduzindo o montante que poderia usar em situações futuras como aposentadoria, compra de imóvel ou em caso de demissão sem justa causa.
  2. Impacto na Economia: A liberação de grandes quantias de dinheiro para a população tem um efeito imediato na economia, aumentando o consumo. No entanto, deve-se ter em mente o impacto a médio e longo prazo, incluindo a possibilidade de inflação.

O saque imediato do FGTS é uma medida emergencial que pode ser extremamente útil para quem está enfrentando dificuldades financeiras devido à pandemia. No entanto, é uma decisão que deve ser tomada com ponderação, tendo em mente tanto as necessidades imediatas quanto os objetivos financeiros a longo prazo.

Se você está considerando essa opção, é sábio buscar informações precisas e, se necessário, o conselho de um profissional de finanças, para entender completamente as implicações dessa decisão na sua situação financeira individual.

O governo, por sua vez, deve continuar monitorando a situação econômica e social, ajustando as medidas conforme necessário, e fornecendo orientações claras e apoio à população, para que todos possam navegar por esses tempos difíceis de forma informada e segura.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.