Tudo sobre Benefícios Sociais

Consultar o saldo do FGTS – O que é e como funciona?

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Traduzindo em miúdos, é uma poupança que o governo obriga as empresas a fazerem em nome de cada funcionário.

Esse dinheirinho fica guardado numa conta na Caixa Econômica Federal e só pode ser sacado em algumas situações específicas.

Quando eu tenho direito ao FGTS?

Bom, aí vai depender do tipo de contrato que você tem com a empresa. Se você é um trabalhador com carteira assinada, a empresa é obrigada a depositar 8% do seu salário todo mês na conta do FGTS.

Já se você é um trabalhador temporário, essa obrigatoriedade não existe. Mas se você trabalhar por pelo menos 1 mês, já terá direito a receber o FGTS proporcional ao tempo trabalhado.

Quando posso sacar o meu FGTS?

Aí vem a pergunta que todo mundo quer saber: quando é que eu posso colocar a mão nessa grana? Existem algumas situações em que o saque é permitido. Uma delas é quando você é demitido sem justa causa.

Nesse caso, você pode sacar todo o valor do seu FGTS mais uma multa de 40% sobre esse valor. Outra situação é quando você se aposenta.

Nesse caso, você também pode sacar todo o valor do seu FGTS. Tem outras situações também, como doenças graves, compra de imóvel, entre outras. Mas aí é melhor você consultar o site da Caixa ou conversar com um advogado.

Como baixar o app da Caixa para consultar o saldo do FGTS:

  1. Se você tem um iPhone, acesse a App Store. Se você tem um celular Android, acesse a Google Play Store.
  2. Na barra de pesquisa, digite “Caixa Econômica Federal” e aperte enter.
  3. Procure pelo app “Caixa Econômica Federal” e clique em “Instalar”.
  4. Aguarde o download e instalação do aplicativo.
  5. Ao finalizar, clique em “Abrir” para acessar o app.
  6. Faça o login na sua conta da Caixa Econômica Federal ou cadastre-se, se for necessário.
  7. Na tela inicial, clique em “Conta FGTS” e siga os passos que eu ensinei no subtítulo anterior para consultar o seu saldo.

Com essas informações, agora você já sabe como baixar o app da Caixa e como consultar o seu saldo do FGTS de forma rápida e fácil!

Como consultar o saldo do FGTS pelo app da Caixa

Agora que você já sabe o que é FGTS e quando pode sacar, é hora de aprender como consultar o seu saldo. E aí eu tenho uma boa notícia: dá pra fazer tudo pelo app da Caixa! Primeiro, você precisa baixar o app na sua loja de aplicativos (App Store ou Google Play). Depois, é só seguir esses passos:

  1. Abra o app da Caixa e faça login na sua conta;
  2. Na tela inicial, clique em “Conta FGTS”;
  3. Vai abrir uma tela pedindo para você aceitar os termos de uso. Leia com atenção e clique em “Aceitar”;
  4. Na próxima tela, clique em “Consultar Extrato FGTS”;
  5. Vai abrir uma tela pedindo para você informar o seu número de CPF e a sua senha do FGTS. Se você nunca acessou o site do FGTS antes, é preciso fazer um cadastro rápido antes de conseguir a senha. Mas calma, é bem simples e a Caixa te guia em todo o processo;
  6. Pronto! Agora você consegue consultar o seu saldo do FGTS e ver todas as movimentações da sua conta.

Mas e se eu não tiver smartphone?

Se você não tem um smartphone ou não quer baixar o app da Caixa, não tem problema! Para consultar seu saldo do FGTS, você pode verificar pelo aplicativo do FGTS ou da Caixa, ou por ligação para o número 0800 726 0207

Basta acessar o site e seguir os mesmos passos que eu expliquei anteriormente. Em vez de clicar em “Conta FGTS” no app, você vai clicar em “FGTS” no site. Depois, é só seguir as instruções na tela e informar o seu número de CPF e a sua senha do FGTS.

O FGTS pode parecer complicado à primeira vista, mas na verdade é uma forma de proteger os trabalhadores e garantir que eles tenham um dinheiro guardado para situações de emergência.

Saber como funciona e como consultar o seu saldo é importante para ficar por dentro da sua situação financeira e planejar o seu futuro.

Então, se você ainda não consultou o seu saldo do FGTS, aproveite as dicas que eu dei e corra já para o app da Caixa ou para o site!

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.