Tudo sobre Benefícios Sociais

Saiba mais detalhes sobre o CNH Social Goiás

Você já ouviu falar no projeto CNH Social Goiás? Caso nunca tenha escutado falar, não se preocupe! No decorrer desse artigo, vamos esclarecer mais detalhes sobre esse projeto e como ele acontece no estado de Goiás. 

O CNH Social é um projeto oferecido pelo Governo Federal para brasileiros de baixa renda que queiram obter a carteira de motorista gratuitamente. O projeto é totalmente gratuito e ocorre da mesma forma como um processo comum. 

A diferença entre a CNH popular e CNH social é que, não haverá a contratação de uma autoescola por parte do aluno. Com o CNH social, o interessado deverá se inscrever diretamente no DETRAN e, caso seja selecionado, realizará todos os procedimentos gratuitamente. 

Sabemos que, para obter a carteira de motorista é necessário passar por alguns procedimentos importantes, como exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas e, por fim, o teste de direção. 

Os procedimentos continuam os mesmos para os inscritos no CNH Social, a única diferença é que participarão gratuitamente sem nenhum investimento. Esse programa está disponível em alguns estados do país, porém, não são todos os locais que contam com uma edição. 

Inicialmente, o projeto encontra-se disponível nos estados de Goiás,  Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, entre outros. O objetivo é que, em breve, esteja disponível em todo o país. 

O que saber sobre a CNH Social Goiás 2020

O estado já conta com edições anteriores, porém, no ano atual de 2020, o projeto CNH Social Goiás alcançou muitas pessoas. De acordo com o DETRAN  na primeira fase da edição foram mais de 90 mil inscritos. 

Dentre esses 90 mil inscritos, o total de 64.960  foram desclassificados. Isso porque, não atenderam um dos requisitos solicitados ou não atualizaram o cadastro. Confira a seguir os principais motivos que levaram muitos candidatos à desclassificação: 

  • Não possuir Cadastro único; 
  • NIS(Número de Identificação Social)  inválido;
  • Renda familiar superior a 2 salários mínimos;
  • Ensino médio incompleto; 
  • Dados desatualizados, entre outros.  

Na segunda etapa do projeto, foram mais de 2 mil selecionados para participar e obter a sua CNH gratuita. As informações foram divulgadas pelo DETRAN através do site. Os selecionados receberam mensagem de texto ou e-mail com a notícia da aprovação. 

Requisitos para participar da CNH Social Goiás

Como vimos, é necessário que o candidato atenda alguns requisitos para participar do projeto. Vale lembrar que, qualquer requisito não atendido desclassifica o candidato. Portanto, se você deseja participar das próximas edições da CNH Social Goiás, é necessário que atenda a todos os requisitos, sem exceção.

O primeiro deles é ter renda familiar inferior a 2 salários mínimos, saber ler e escrever, ensino médio completo,  ter idade mínima de 18 anos, possuir Cadastro Único atualizado e numeração do PIS. 

Esses são os principais requisitos para participar do CNH Social Goiás, portanto, se você atende a todos os critérios e deseja ter acesso a sua CNH gratuitamente, fique atento ao DETRAN GO para mais informações sobre as próximas edições.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.