Tudo sobre Benefícios Sociais

O que saber sobre a CNH Social Rio Grande do Sul

Já pensou em receber a sua carteira de habilitação gratuita? Isso é possível através do  projeto CNH Social Rio Grande do Sul, oferecido pelo Governo Federal para pessoas com baixa renda familiar. 

A intenção do projeto é que, cidadãos do estado do Rio Grande Sul e outros estados que possuem o projeto ativo, tenham oportunidade de obter esse documento gratuitamente. Sabemos que a CNH tem se tornado cada vez mais importante, pois, além do uso pessoal, esse documento tem ajudado muitas pessoas na conquista de objetivos profissionais. 

A CNH Social Rio Grande do Sul funciona da mesma forma que a carteira de motorista popular. Existem apenas uma diferença: a CNH Social é gratuita e a popular deve ser paga pelo condutor diretamente a autoescola, além das taxas competentes ao DETRAN.  

Portanto, todo o processo é realizado igualmente. O primeiro passo para ambos é a realização de exames psicológicos e médicos, aulas teóricas e práticas e a realização do teste de direção aplicado por um instrutor do DETRAN. 

Caso o condutor seja aprovado no teste final, receberá o direito pela carteira provisória com validade de um ano. Após esse período, o motorista deverá solicitar junto do DETRAN a sua carteira definitiva

Informações importantes sobre o CNH Social Rio Grande do Sul

O estado já possui edições anteriores que possibilitaram muitas pessoas a obterem a sua primeira carteira de motorista ou realizarem a mudança de categoria. No ano atual de 2020, o projeto conta com 7 mil vagas abertas. 

As inscrições devem ser realizadas junto de um centro de condutores mais próximo ou através do site do DETRAN. Os candidatos passarão por um sorteio e os que forem selecionados, serão avisados através do e-mail ou mensagem de texto. 

A lista de aprovados será disponibilizada no site. Portanto, basta conferir as informações para ter certeza da aprovação. Vale ressaltar que, o estado já disponibilizou mais de 7 mil habilitações durante as edições anteriores.

Além de tudo, é muito importante falarmos sobre os critérios determinados pelo Governo para determinar quem possui direito a participar desse projeto. Confira!  

Principais requisitos para participar da CNH Social Rio Grande do Sul

Além de tudo, existem alguns requisitos que os candidatos devem atender para serem selecionados. Confira abaixo quais são: 

  • Maiores de 18 anos de idade;
  • Pessoas alfabetizadas; 
  • Comprovar residência no estado do Rio Grande do Sul; 
  • Possuir Cadastro Único atualizado; 
  • Renda familiar total de 3 salários mínimos;
  • Estar desempregado pelo período mínimo de 2 anos com renda familiar de até 2 salários mínimo.

Portanto, para ter direito a CNH Social Rio Grande do Sul é necessário que o candidato atenda a todos os requisitos mencionados acima. Caso não atenda a um dos critérios, poderá ser desclassificado. 

Por fim, se você reside no estado o Rio Grande do Sul, fique atento às próximas edições do projeto que serão lançadas através do site do DETRAN. Vale ressaltar que a inscrição deve ser realizada no durante o período estipulado. Portanto, fique atento e garanta a sua CNH Social Rio Grande do Sul! 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.