Tudo sobre Benefícios Sociais

Unhas – Doenças Mais Comuns

As 5 Doenças Mais Comuns Que Atacam as Nossas Unhas

Nosso papo é sobre algo que pode parecer pequeno, mas que faz uma diferença danada: nossas unhas! Se você acha que elas só servem para arranhar aquele selo irritante de um novo DVD, ou para dar um toque final no visual, você está subestimando essas belezuras! Vamos falar sobre as doenças mais comuns que podem afetar nossas unhas e como podemos combatê-las. Então, se liga e vamos nessa!

A Terrível Onicomicose (fungo)

Sabe aquelas unhas grossas, amareladas e descamando? Pois é, meus amigos, temos aqui o temível fungo na unha, também conhecido por onicomicose. Esse vilãozinho se alimenta da queratina, a proteína que compõe nossas unhas. Vai por mim, ninguém quer dar almoço grátis para fungo!

Como você lida com esse vilão? Consulte um dermatologista, claro! Ele vai te orientar sobre os melhores tratamentos que podem incluir esmaltes antifúngicos, medicamentos orais e até terapia a laser.

A Desagradável Psoríase Ungueal

“Psoríase nas unhas? Nunca ouvi falar!”. Pois é, ela existe! Pode causar vários danos como manchas amareladas, depressões pontuais (parecendo um dedal) e até o descolamento da unha. Aí é tristeza na certa, né?

A psoríase ungueal pode ser um desafio para tratar, mas seu dermatologista pode te ajudar com terapias tópicas, injeções ou medicamentos orais.

O Incômodo da Encravada

Unha encravada, o terror dos nossos dedões! Essa praga acontece quando a unha cresce para dentro da pele, causando dor, vermelhidão, inchaço e às vezes até uma infecção. Nada legal, né?

Se você tiver uma unha encravada, não tente fazer uma cirurgia em casa, pelo amor de todas as unhas do mundo! Consulte um profissional. E se quiser evitar, corte as unhas em linha reta, sem arredondar os cantos, e não corte muito curto.

As Desprezadas Manchas Brancas (Leuconiquia)

Você já se perguntou por que algumas unhas têm pequenas manchas brancas? Não, não é excesso de cálcio, e sim a leuconiquia. Essas manchas são geralmente causadas por pequenos traumas, como bater a unha.

Não há tratamento específico para isso, e elas normalmente desaparecem quando a unha cresce. Mas se você tiver muitas dessas manchas, é melhor consultar um médico.

A Devastadora Unha Negra

A unha negra costuma ser o resultado de um trauma – como deixar cair um objeto pesado no pé. (Dói só de pensar!) Pode ser que uma mancha roxa ou negra apareça sob a unha. Isso é um hematoma, causado por sangue acumulado sob a unha.

Se isso acontecer com você, é bom visitar um médico. Em alguns casos, o hematoma pode ser drenado para aliviar a dor.

Mantenha as Unhas Limpas e Secas

Nossas mãos estão em constante contato com tudo ao nosso redor, acumulando sujeira e bactérias. Então, lave bem as mãos e com água e sabão regularmente. Lembre-se de secá-las completamente após a lavagem, pois um ambiente úmido pode favorecer o crescimento de fungos.

Cuide de você!

E aí, pessoal, curtiram? As unhas são uma parte pequena, mas importante do nosso corpo e precisamos cuidar delas direitinho. Seja cuidadoso com suas unhas, evite traumatismos e, acima de tudo, se notar algo estranho, consulte um dermatologista! As unhas saudáveis agradecem!

E lembre-se, não importa o quão desafiadores esses vilões das unhas possam ser, sempre há um super-dermatologista pronto para ajudar a combater esses monstros! Então, mãos à obra (ou melhor, mãos nas unhas)! Até a próxima!

Clique para ler mais

Comentários estão fechados.