Tudo sobre Benefícios Sociais

8 aplicativos do governo para serviços online?

Os meios digitais estão tomando conta do mundo. Afinal, a agilidade e facilidade que esses canais oferecem é um grande diferencial. Para o setor público não é diferente! 

Normalmente, estamos acostumados a escutar reclamações de que os serviços públicos demoram ou que os serviços são morosos. Pensando nisso, muitos serviços públicos passaram a ser realizados de forma online.

No entanto, com o objetivo de simplificar e acelerar os processos, além do serviço online oferecido através do site, surgiram também os aplicativos. Os aplicativos do governo podem ser acessados em iPhones e Smartphones.

Afinal, quais são os aplicativos? 

Todos os aplicativos do governo lançados estão disponíveis para serem baixados no Play Story ou no App Story. Portanto, são facilmente encontrados, basta digitar o nome do aplicativo na barra de pesquisa e na sequência baixá-lo. Aliás, vamos ao que interessa! Confira abaixo quais são esses aplicativos: 

Carteira de trabalho digital 

É um aplicativo disponibilizado pelo ministério do trabalho para que os trabalhadores tenham acesso facilitado a informações contratuais. No aplicativo, é possível ter acesso a todas as informações dos registros realizados. 

Pessoa física

Esse aplicativo da Receita Federal tem como objetivo avaliar e oferecer informações ao cidadão sobre a sua situação de acordo com a numeração do seu CPF (cadastro de pessoa física), podendo estar regular ou irregular. Caso a sua situação esteja irregular, o cidadão terá que identificar o motivo da irregularidade, na maioria dos casos, refere-se a dívidas atreladas ao CPF.

Seguro desemprego

Mais um serviço disponibilizado ao trabalhador. Nesse caso, o aplicativo é bastante útil para pessoas que foram demitidas e que querem dar entrada no seguro desemprego. Portanto, além do site, é possível realizar essa solicitação através do aplicativo.

Meu CadÚnico

O Cadastro Único é um dos principais cadastros e deve ser realizado por famílias de baixa renda. Esse cadastro permite que o cidadão tenha acesso a diversos outros benefícios. 

Ide Jovem

Esse aplicativo é muito eficiente para quem já fez a solicitação e possui acesso ao benefício. o Ide jovem é um benefício para jovens de 15 a 29 anos que possuem renda familiar inferior a 2 salários mínimos. Portanto, o aplicativo permite que o jovem acesse informações sobre o seu cadastro, além das oportunidades de desconto e possibilita  a renovação do benefício.

Meu INSS 

Com o Meu INSS, o pensionista ou o aposentado consegue informações sobre o seu benefício de uma forma simplificada, como extratos e outros dados sobre o benefício.

Viva bem

O aplicativo do Viva Bem foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e oferece ao usuário uma central com informações sobre a sua saúde. Portanto, ao baixar esse aplicativo, é possível receber exames realizados pelo SUS, acesso ao contato de médicos e registrar os medicamentos que ingeriu, podendo adicionar informações como os efeitos colaterais dos medicamentos ingeridos.

Coronavírus SUS 

Tem o objetivo de oferecer ao usuário uma central de informações e orientações confiáveis aos usuários durante o período de pandemia. Com o aplicativo é possível saber quais as últimas notícias sobre o assunto, quais os postos de saúde mais próximos da sua região e quais são os sintomas provocados pelo vírus. 

Por fim, esses são alguns dos principais aplicativos do governo são disponibilizados com o objetivo de ajudar os cidadãos e simplificar os processos e serviços públicos. Portanto, se busca por um desses serviços, experimente baixar o aplicativo e aderir a prática dos serviços online. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.