Tudo sobre Benefícios Sociais

Programa Brasil carinhoso: o que é e como se inscrever

O programa Brasil Carinhoso foi lançado pelo governo no ano de 2012. Esse projeto tem o objetivo de atender as famílias carentes em situação de extrema pobreza, mais especificamente, o projeto atende crianças de até 6 anos de idade.

Embora, todos os membros da família sejam beneficiados por esse projeto, seja diretamente ou indiretamente, o grande foco são as crianças na faixa etária de 0 a 6 anos de idade. Isso porque, essa fase, é a mais importante para a formação intelectual. 

Mediante a isso, o projeto conta com várias ações beneficentes para ajudar a melhorar a vida dessas crianças. Nesse artigo, vamos entender melhor quais são as ações desenvolvidas por esse programa e quais os benefícios ele que traz para a sociedade.

Como funciona o Programa Brasil Carinhoso? 

O programa Brasil Carinhoso contempla três pilares da vida dessas crianças, são eles: saúde, renda mensal e educação. Esses são os três principais pilares do programa. Conheça a seguir quais são as ações realizadas pelo programa para cada pilar: 

Saúde 

O pilar da saúde tem como objetivo cuidar da saúde das crianças para a prevenção de doenças. Além disso, se habilita em tratar os males que podem afetar o desenvolvimento da criança. 

E para isso, o projeto conta com as seguintes medidas: 

  • Distribuição de vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos através das UBS (unidades básicas de Saúdes). Essa medida busca reduzir as chances de cegueira e anemia, reduzindo a mortalidade infantil por falta de vitamina A; 
  • Distribuição gratuita de medicamentos para Asma nas unidades da Farmácia Popular;
  • Disponibilidade de sulfato ferroso nas redes básicas de saúde para a diminuição de casos de crianças com anemia. 

Renda mensal

O programa oferece o valor de R$70,00 para todos os beneficiários pensando em complementar a renda oferecida pelo Bolsa Família. Vale enfatizar que, as famílias que são atendidas pelo programa Brasil Carinhoso, já são beneficiadas pelo Bolsa família. 

Educação 

O programa contribui também para a educação das crianças carentes, realizando algumas ações, como o aumento das vagas em creches públicas para crianças de 0 a 48 meses, investimento para a construção de novas creches, contribuição para a alimentação escolar. 

Esses são os 3 principais pilares que regem o programa Brasil Carinhoso e que procuram melhorar a vida das crianças carentes pelo Brasil. 

Como se inscrever no programa Brasil Carinhoso? 

Para ser um beneficiário do programa, é necessário ter cadastro no Bolsa família. Portanto, o membro responsável pela família deve comparecer a uma unidade do CRAS mais próxima a sua residência e realizar o seu Cadastro Único. 

O cadastro único é um sistema do governo para identificar família com baixa renda e, a partir desse cadastro, é possível que a família tenha acesso a muitos outros benefícios.

Portanto, após solicitar o cadastro único, a família deve se inscrever no Bolsa Família e caso seja aceita, realizar a sua inscrição no programa Brasil Carinhoso. 

Além da inscrição presencial, é importante ressaltar que o cadastro no Bolsa Família pode ser realizado via online no site do ministério da cidadania. 

Clique para ler mais
1 comentário
  1. Marli Carolina silvam Diz

    Tenho interesse em receber o Brasil carinhoso tenho criança de 3 anos e não sei se ela esta encruida nesse programa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.