Tudo sobre Benefícios Sociais

Bolsa Verde: descubra o que é e como pode contribuir para o meio ambiente

O programa Bolsa Verde nasceu com a ideia de ajudar a conservação do meio ambiente. Esse programa foi criado pelo Governo Federal no ano de 2011 através da lei 12.512. No entanto, quem realiza a administração do programa é o Ministério do Meio Ambiente e quem realiza a parte operacional é a Caixa. 

Esse programa tem o objetivo de unir os interesses entre famílias de baixa renda que habitam em uma localidade rural, ao objetivo do governo pela conservação do meio ambiente. 

Como participar do Bolsa Verde? 

Pode participar desse projeto, somente famílias de extrema pobreza como uma renda familiar de até R$70,00 por pessoa. Além disso, o solicitante precisa estar inscrito no Cadastro Único.

Para realizar ao cadastramento no Cadastro Único, é necessário acessar o site do Ministério da Cidadania ou comparecer em um posto de atendimento do CRAS mais próximo da sua residência. 

O cadastro único, não é somente uma obrigatoriedade para a participação para o direito ao recebimento de benefícios sociais disponibilizados pelo governo, mas permite que muitas famílias tenham um acesso mais simplificado e ágil.

O Ministério do Meio Ambiente é responsável por identificar e conferir as documentações das famílias cadastradas, a fim de fiscalizar se a  família terá direito ao benefício e se as informações repassadas estão pertinentes. 

Qual é o valor recebido para quem participa do programa? 

O valor recebido pelas famílias é de R$300,00. O benefício é repassado trimestralmente e possui validade de 180 dias, contando a partir da data em que é disponibilizado. 

A parte operacional do pagamento é realizado pela Caixa. Normalmente o pagamento possui um prazo de 2 anos, porém pode ser prorrogado caso o ministério considere a necessidade do vínculo por mais tempo. 

O saque é realizado através do cartão do Bolsa Família ou do cartão cidadão. Caso o beneficiário não tenha esse meio para o recebimento, é necessário comparecer a uma agência da caixa com a apresentação do documento de identidade para que possa realizar o saque. 

É possível que, além de realizar o saque nas agências da Caixa, o beneficiário consiga realizar nas lotéricas. Portanto, se você é beneficiário e possui o cartão poderá realizar o saque em qualquer um dos meios mencionados. 

Principal objetivo do programa 

A grande maioria das famílias que residem na zona rural possuem limitações financeiras e dificuldade para encontrar um emprego fixo. Mediante a isso, o projeto Bola Verde foi lançado para ajudar essas famílias a  terem uma renda extra. 

Contudo, vale ressaltar que, é dever das famílias participantes do programa manter a conservação do ambiente onde habitam. Dessa forma, além de contribuir para o sustento dessas cidadãos, o programa Bolsa Verde tem o intuito de colaborar para a conservação e preservação do meio ambiente. 

Clique para ler mais
1 comentário
  1. Taisa Diz

    Muito bom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.