Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH categoria A: principais requisitos

A CNH categoria A é o sonho de muitos cidadãos brasileiros. Isso porque, além de ser a conquista de um objetivo pessoal, hoje em dia, é uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Muitas vagas de emprego exigem a carteira de habilitação como um dos requisitos de candidatura a vaga. É comum ver essa solicitação nos requisitos e, infelizmente, é um dos pontos que acabam eliminando muitas pessoas do processo seletivo. 

Esse é um dos motivos pelo qual muitas pessoas, buscam obter a CNH. Porém, vale ressaltar que, a obtenção desse documento conta com procedimentos burocráticos, como a realização de exames médicos, aulas teóricas e práticas, testes, entre outros procedimentos.

Esses processos são extremamente importantes e exigidos pelo DETRAN para a obtenção da CNH, formando motoristas capacitados para uma condução segura. Contudo, durante esse processo, é comum que o futuro motorista tenha muitas dúvidas. 

Nesse artigo, vamos entender melhor sobre a CNH categoria A e esclarecer as principais dúvidas sobre a obtenção da habilitação nessa categoria. 

O que é a CNH categoria A? 

A modalidade da CNH categoria A, permite o motorista para a condução de veículos de duas ou três rodas. Essa categoria engloba veículos, como motonetas, triciclos, motos, entre outros. 

Além disso,  existem subcategorias  que fazem parte da CNH categoria A, são elas: A1 para motos de 300 cilindradas, A2 motos de até 700 cilindradas, A3 engloba todas as motos independente de qual seja a cilindrada. 

Principais requisitos para obter a CNH categoria A 

Além de tudo, para obter a CNH categoria A, é necessário cumprir alguns requisitos básicos, que são solicitados de acordo com  as normas estabelecidas pelo Código de trânsito brasileiro. Portanto, para se inscrever e ter direito para a participação nas aulas e testes, é necessário cumprir os seguintes requisitos: 

  • Idade superior a 18 anos; 
  • Saber ler e escrever; 
  • Documento de identidade;
  • Apresentação do Cadastro de Pessoa Física.

Esses são os principais requisitos para obter a CNH categoria A. Além disso, é necessário lembrar que, logo no início do processo, é necessário a realização de exames a fim de analisar a aptidão do aluno para a condução do veículo. 

Sendo assim, o processo para obtenção da habilitação, só será iniciado a partir do momento em que os exames comprovarem aptidão. Além disso, o interessado deverá  atender a todos os requisitos determinados. 

Informações adicionais sobre a CNH categoria A 

Para a obtenção da CNH categoria  A, é necessário cumprir as cargas horárias  que são estipuladas pelos órgãos de trânsito competentes. Portanto, é exigido o cumprimento de 20 horas de aulas práticas, sendo que, 4 horas devem ser realizadas em período noturno. 

Além disso, é exigido que o teste seja realizado em um veículo de duas rodas com mais de 120 cilindradas. Entretanto, caso o motorista seja habilitado em outras categorias, é exigido o cumprimento de apenas 15 horas para a obtenção da carteira. 

Por fim, a obtenção da carteira de habilitação para categoria A, é sonho de muitas pessoas. Além disso, como vimos no início desse artigo, costuma ser uma grande oportunidade de trabalho. No caso da CNH categoria A, muitas portas de empregos acolhem jovens que queiram trabalhar como motoboys em diversas funções. 

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.