Tudo sobre Benefícios Sociais

Inverno: programas sociais para ajudar quem passa frio

O inverno já chegou e, com ele, muitas pessoas acabam passando frio, especialmente, os que vivem em situação de rua. Pensando em reduzir os desconforto provocados pelo frio intenso, surgiram as campanhas de agasalho.

É muito comum encontrarmos notícias de morte em época de inverno. Pensando em diminuir esses índices e oferecer mais qualidade de vida, surgiram alguns projetos sociais capazes de garantir que as pessoas tenham acesso a agasalhos e a locais específicos para se protegerem do frio.  

Muitos Estados possuem campanhas de agasalho que são divulgadas sempre que o inverno está próximo. Normalmente, essas campanhas de agasalho ocorrem em centros públicos, como estações de trem e metrô, centros culturais, entre outros locais. 

As campanhas de agasalho servem para arrecadar peças de roupas em bom estado que são doadas pela sociedade. Após o período de arrecadação, as peças são doadas para pessoas carentes. 

Normalmente, as campanhas são divulgadas pela prefeitura de cada Estado. É muito comum encontrar essas divulgações em sites e comerciais de televisão, incentivando a doação de agasalhos.

 O governo é o grande responsável por disponibilizar materiais para o recolhimento das doações, tornando a doação mais prática e rápida. Portanto, é muito comum encontrar caixas espalhadas em locais públicos com a divulgação das campanhas de agasalho. 

Principais ações para combater o frio

Além da campanha do agasalho que é conhecida em todo o território brasileiro e aplicada por muitos Estados do país, o Governo também oferece  abrigos para as pessoas carentes, capazes de acolhê-las e protegê-las do frio intenso. 

Os abrigos costumam oferecer alimentos, roupas e camas, porém, é necessário que as pessoas cheguem com antecedência para garantir a sua vaga no abrigo, pois, normalmente, é comum que esses locais tenham vagas limitadas. 

Outra medida tomada para combater o frio é a distribuição de cobertores, agasalhos e alimentos quentes que são realizadas por profissionais públicos, como policiais e bombeiros. Essa força-tarefa já contribuiu para evitar que muitos moradores de ruas sem acesso a abrigos pudessem se proteger do frio.

Um exemplo dessa força-tarefa, é o Governo do Estado de São Paulo que abordou mais de 400 moradores de ruas no último inverno.  Além de ações implantadas pelo Governo, é comum encontrar empresas e outros projeto privados que arrecadam agasalhos e realizam a distribuição para pessoas carentes. 

No site, é possível saber através do CEP quais os centros mais próximos para a doação de agasalhos. Além disso, é possível tornar-se parceiro da campanha através de uma inscrição. 

Por fim, as campanhas do agasalho e outras ações realizadas por projetos privados e pelo Governo são fundamentais para evitar que pessoas sofram com o frio, diminuindo o risco de mortes. Para contribuir com a campanha, basta conferir qual o centro de arrecadação mais próximo para a doação de roupas, sapatos e alimentos. 

Conheça benefícios oferecidos pelo Governo através do link: BOLSA FAMÍLIA: QUEM TEM DIREITO E COMO RECEBER?

Clique para ler mais
1 comentário
  1. Sérgio Diz

    Rincão, Rua João marino 111

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.