Tudo sobre Benefícios Sociais

Dicas para realizar a prova teórica do DETRAN

Quer garantir uma prova teórica do DETRAN mais tranquila e assertiva? Acompanhe o artigo para saber mais.

Muitas pessoas sonham em conquistar a carteira de motorista. Isso porque, além de uma conquista pessoal, esse documento é utilizado como um meio para conquistar oportunidades no mercado de trabalho. 

É muito comum encontrar nos requisitos de algumas vagas a exigência pela CNH. Muitos recrutadores contam com essa facilidade para que o candidato realize visitas aos clientes, participe de eventos, venda produtos em outras localidades, entre outros. 

Devido a isso, a procura por esse documento tem aumentado cada vez mais. Além disso, muitas pessoas encontram no transporte de cargas, entrega de pedidos e transportes de pessoas, uma oportunidade de renda extra.

Entretanto, sabemos que, esse processo conta com alguns procedimentos burocráticos, inclusive, com a prova teórica do DETRAN. Esse momento costuma ser bem apreensivo para muitas pessoas, mas, para facilitar esse momento, vamos dar algumas dicas indispensáveis para quem deseja realizar um teste tranquilo e assertivo. 

Principais dicas para se dar bem na prova teórica do DETRAN 

1. Procure informações sobre a prova 

Normalmente, as provas contam com 30 questões, porém, é muito importante procurar saber a quantidade de questões da prova do seu estado. Além disso, são questões de múltipla escolha, podendo somente uma das alternativas ser a correta. Para conquistar aprovação, o candidato deve ter acertado pelo menos 70% das questões. 

2. Preste muita atenção nas aulas teóricas 

O processo conta com aulas teóricas de 45 horas, dependendo da categoria. Durante esse período aproveite para tirar suas dúvidas com o instrutor da autoescola, além de realizar anotações importantes sobre cada fase. 

3. Se apoie nos materiais didáticos 

Além de estudar na autoescola, aproveite para estudar em casa com o apoio dos materiais didáticos. Normalmente, a autoescola disponibiliza apostilas, onde o aluno consegue estudar por conta própria.

4. Faça simulados  

Praticar é o segredo para passar na prova teórica do DETRAN. Portanto, pergunte ao seus instrutor se possui um material onde possa realizar testes. Dessa forma, será muito mais fácil se acostumar com a linguagem do teste e ganhar segurança nas respostas. 

5. Releia as questões antes de responder 

Embora seja uma dica simples, muitas pessoas costumam responder precipitadamente as questões. Isso pode ser muito prejudicial e provocar uma reprovação desnecessária. Para evitar esse erro, procure responder as questões com calma.

6. Tenha autoconfiança  

Caso você já tenha chego nessa fase, isso significa que já estudou e se empenhou para estar por dentro do assunto. Sendo assim, é necessário se tranquilizar e mentalizar tudo o que já foi aprendido até o momento. Além disso, busque se alimentar bem e dormir antes de realizar a prova teórica do DETRAN. 

Por fim, essas são algumas dicas para ser aprovado nesse teste e para que o candidato possa dar sequência nas demais etapas, como as aulas práticas e o por fim o teste de direção. Afinal, somente após cumprir todas essas etapas, o candidato terá direito de conseguir a sua habilitação.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.