Tudo sobre Benefícios Sociais

CNH Social: saiba como obter a sua habilitação gratuitamente

Assim como diversos outros benefícios oferecido pelo governo, a CNH Social surgiu para viabilizar a obtenção da habilitação. O programa inclui os exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas. 

Contudo, a carteira nacional de habilitação, visa habilitar pessoas a assumirem a direção de um determinado veículo, porém, para a obtenção desse documento, é necessário uma série de procedimentos burocráticos e aulas teóricas e práticas. 

Além disso, para obter a CNH Social é necessário investimento financeiro, um dos principais fatores pelo qual algumas pessoas não conseguem obter a documentação por conta própria.

Pensando em viabilizar, o projeto de CNH Social ingressou nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Paraíba, entre outros. Infelizmente, o projeto não está disponível para todos os estados, mas a proposta é que em breve ganhe alcance nacional. 

Quem tem direito? 

Poderá participar do projeto de CNH Social jovens entre 18 a 27 anos desde que: saibam ler e escrever, tenham renda familiar inferior a 3 salários mínimos e se candidatem até a data limite estipulada para a inscrição no  projeto.

Além disso, só terá direito aqueles que vão tirar a carteira nacional de habilitação pela primeira vez ou adicionar uma nova categoria na carteira já existente. Portanto, esse projeto não estará disponível para quem deseja tirar a habilitação pela segunda vez.

No caso das categorias que envolvem caminhões e ônibus para fins profissionais, poderão se candidatar pessoas entre 21 a 50 anos.  

Ainda para aqueles que desejam trocar de categoria, vale ressaltar que o projeto só o atenderá caso o motorista já tenha experiência com a categoria anterior de pelo menos 12 meses e sem ter cometido nenhuma infração média ou grave. 

Documentos necessários para participar do projeto 

Como não há uma data definida para o lançamento do projeto, a data de inscrição é um informação incerta, já que depende da liberação de vagas que é liberada pelo DETRAN de cada Estado.

No entanto, vale se atentar a documentação necessário e deixar todos os documentos preparados para o momento da inscrição. Os principais dados solicitados são: nome completo, telefone, E-mail, CPF (Cadastro de pessoa física), endereço e data de nascimento. 

Além disso, é solicitado a numeração do NIS (número de inscrição social) que pode ser obtida na carteira de trabalho e também no cadastro Único. 

O Cadastro Único é um programa do governo que busca identificar famílias de baixa renda. Portanto, como se trata de um projeto social, é necessário que o interessado em obter a CNH social realize o cadastro no Meu CADÚnico. 

O ministério da cidadania disponibilizou o cadastro pelo site ou através do aplicativo Meu CADÚnico. 

Por fim, você pode acompanhar o andamento do projeto junto ao site do DETRAN do se Estado. O site terá todas as informações sobre o projeto e informará assim que as inscrições estiverem abertas. 

Portanto, se você sonha com a sua habilitação, mas não possui condições financeiras para obtê-la, através do CNH Social você terá uma oportunidade para a realização desse objetivo! 

Você sonha com a casa própria? Não perca a oportunidade de saber mais sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Para saber mais, confira o post: 5 BENEFÍCIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA?

Clique para ler mais
1 comentário
  1. Abadia Pires de Souza Diz

    Eu gostaria de tirar minha CNH mais tenho mais de 50 anos ainda posso me escrever para a CNH social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.