A proximidade entre os termos “salário” e “remuneração” acabam levando muitas pessoas acharem que se trata da mesma coisa, porém, existe uma diferença entre eles. Ao decorrer desse artigo, vamos entender melhor qual a diferença.
No caso de uma boa gestão, é fundamental que o gestor saiba qual é essa diferença e, para os funcionários, essa informação também é relevante. Vamos entender o por que? Saber a diferença entre os termos e como funcionam na prática, pode evitar muitas ações trabalhistas, além de garantir que o funcionário receba os seus direitos corretamente.
Antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre cada termo e o que ele representa!
O que é o salário?
O salário é o valor acordado que será pago pelo empregador ao empregado pela prestação de um determinado serviço. Vale ressaltar que, o pagamento se baseia em alguns fatores, como: tempo de prestação de serviço, faixa salarial, dificuldades e riscos do serviço prestado, entre outros.
Além disso, você sabia que existem diferentes tipos de salário? Pois é! O salário possui algumas variações. Portanto, confira abaixo quais são:
- Valor bruto: é o valor total acordado sem os descontos;
- Valor líquido: representação do valor a ser recebido após os descontos acordados;
- Salário base: valor definido através de um contrato de trabalho;
- Salário mínimo: valor estipulado pela legislação;
- Piso salarial: indicação pelos sindicatos de uma determinada classe;
- profissional: varia de acordo com as categorias profissionais.
O que é remuneração?
É a somatória de todos os valores ganhos pelo colaborador. Essa somatória engloba o pagamento, entre outros valores adicionais que o colaborador pode ter recebido por parte da empresa. Ou seja, o salário é apenas uma parte da remuneração. Assim como o salário, existem outros tipos de remunerações. Confira, a seguir, quais são:
- Comissão;
- Hora extra;
- Gorjetas;
- Benefícios corporativos;
- Viagens e hospedagens;
- Participação acionária;
- Participação nos lucros.
Agora, ficou mais fácil de entender a diferença, não é mesmo? Como vimos, o pagamento está totalmente ligado ao valor contratual pago pela prestação de serviço, já a remuneração, engloba todos os valores pagos pela empresa durante o período trabalhado.
A importância de saber diferenciar o salário da remuneração
Essa informação é fundamental tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Afinal, quando o assunto é direito trabalhista, é importante que ambos os lados tenham domínio sobre o assunto, para garantirem os direitos na relação entre empregado e empregador.
É importante que todas as determinações sobre os valores pagos e recebidos, estejam dispostas no contrato de trabalho. Portanto, a grande vantagem de saber a diferença entre os termos, é a de garantir uma relação segura e comprometida com o cumprimento dos direitos de ambas as partes durante o vínculo de trabalho.
Por fim, agora que já sabe a diferença entre salário e remuneração, fique atento para saber se está recebendo devidamente os direitos de cada termo. Além disso, lembre-se sempre de conferir essas informações em seu contrato de trabalho.
Comentários estão fechados.