O governo oferece muitos programas sociais que ajudam brasileiros, especialmente, durante o período de pandemia. Entretanto, recentemente foi lançada uma campanha chamada “Prato cheio”.
A campanha foi divulgada através de um site, onde aparece o nome da campanha “Prato Cheio”, juntamente com os campos para o preenchimento de dados, solicitando informações, como nome, endereço, telefone, entre outros dados.
Com o lançamento dessa campanha que, foi compartilhada por muitos usuários via whatsapp, surgiu a seguinte dúvida: o Prato Cheio é verdade ou Fake News? Continue acompanhando esse artigo para saber mais detalhes.
Afinal, o programa prato cheio é verdade?
A repercussão do programa foi ampla, muitas pessoas receberam mensagens com o link para acesso ao programa. Ao clicar, eram direcionadas a uma página de um site com campos de preenchimento, solicitando informações pessoais.
Porém, vale ressaltar que o programa Prato Feito é Fake news!
A ideia dos criminosos ao criarem esse site, era coletar dados importantes das vítimas e depois utilizarem para outras finalidades criminosas. É possível que muitas pessoas tenham preenchido, acreditando que a campanha era verdadeira e oferecida pelo governo.
Afinal, muitos programas estão auxiliando famílias de baixa renda durante a pandemia. Sendo assim, é comum surgirem novos programas beneficentes. Entretanto, é importante sempre buscar informações em fontes confiáveis, como o próprio site do governo.
É necessário desconfiar quando surgem novas campanhas, especialmente, quando não são divulgadas diretamente por fontes confiáveis. Infelizmente, o número de golpes tem crescido cada vez mais e, uma arma poderosa para os criminosos, tem sido a vulnerabilidade da vítima, especialmente, durante o período de crise.
Muitas famílias buscam ajuda financeira e contam com programas sociais que contribuem para o sustento dos indivíduos, portanto, essas pessoas acabam se tornando mais vulneráveis quando surgem propostas de contribuição.
A principal dica nessas situações é: desconfie e busque fontes confiáveis. Além disso, evite compartilhar notícias e links antes de conferir a veracidade da notícia.
Como identificar uma fake news e evitar golpes?
É muito importante antes de compartilhar ou informar dados pessoais, conferir fontes confiáveis a fim de identificar se o programa é verídico ou não. No caso do Prato feito, o Ministério da Cidadania se pronunciou dizendo que a informação não procede.
Portanto, é necessário sempre conferir no site do governo quais são os programas oferecidos e quais são as diretrizes para participar. Além disso, vale ressaltar que os programas sociais, normalmente, possuem requisitos estabelecidos.
Além disso, quando se trata de benefícios sociais, é necessário que o beneficiário conte com o Cadastro Único, trata-se de uma inscrição exigida pelo governo, onde consta os dados de famílias de baixa renda.
Muitos dos benefícios oferecidos pelo governo exigem que o beneficiário tenha o Cadastro Único. Por fim, são dicas simples que fazem toda a diferença! Seguindo todas essas orientações, será possível evitar golpes e, ao mesmo tempo, ficar bem informado!
Comentários estão fechados.