A antecipação do décimo terceiro salário para aposentados, é apenas uma entre muitas medidas tomadas pelo governo. A crise financeira que está afetando o Brasil, tende a afetar muitas famílias brasileiras e, pensando em diminuir esses impactos financeiros, o governo tem feito a liberação de diversos benefícios da forma antecipada.
Essas medidas têm o objetivo de diminuir os impactos financeiros causado pela pandemia. Dessa forma, os aposentados e pensionistas terão direito ao décimo terceiro salário.
Primeira parcela antecipada: quem terá direito?
A primeira parcela do décimo terceiro salário será liberada entre o período de 24 de Abril a 8 de maio. Esse pagamento será realizado para os segurados que recebem até um salário mínimo. O valor será correspondente a 50% do valor total.
Portanto, para quem recebe um salário mínimo, receberá o valor de R$ 522,50 na primeira parcela. Essa regra se aplica para o pensionistas, aposentados e beneficiários do auxílio-doença.
Segunda parcela: quem receberá?
Para o recebimento da segunda parcela, terá direito os pensionistas, aposentados e aqueles que recebem auxílio-doença no valor superior a um salário mínimo. Portanto, o valor do décimo terceiro salário o varia de acordo com o benefício.
O pagamento da segunda parcela também será realizado no primeiro semestre, a previsão para o início do pagamento é para o dia 01/06/2020.
O que saber sobre o recebimento?
Vale lembrar que, a primeira parcela recebida será equivalente a metade do valor que o beneficiário tem direito. No caso da segunda parcela, o valor sofrerá um desconto devido ao imposto de renda. O desconto varia de acordo com a idade do beneficiário.
O valor só pode ser transferido para a conta do titular, não podendo ser transferido para a conta de um amigo ou um parente, por exemplo. O saque deve ser realizado em um caixa eletrônico e, pra evitar aglomerações, é orientado que o segurado compareça somente após a liberação do valor do décimo terceiro salário.
Como consultar o extrato?
Para saber se o valor foi liberado, é possível consultar no aplicativo disponibilizado pelo governo ou através do site da Caixa Econômica. Caso prefira o site, confira a seguir um passo a passo de como consultar:
- Entre no site da caixa pela seguinte URL “https://meu.inss.gov.br;
- Informe o número do seu CPF ou NIS e clique na opção “cadastrar senha”;
- Leia o regulamento e, na sequencia, clique em “aceito”;
- Preencha o formulário com os dados pessoais;
- Crie uma senha com até 8 dígitos, que contenha letras e números;
- Faça o login informando o CPF ou NIS e informe a senha cadastrada.
Após seguir todos esses passos, você conseguirá realizar a sua consulta ao extrato do INSS. Portanto, é extremamente importante que o segurado compareça a uma agência após ter certeza de que o seu benefício está liberado.
Além disso, vale enfatizar que essa liberação ocorreu devido a um momento de crise. Sendo assim, é importante que o segurado faça um planejamento de como vai utilizar esse dinheiro, lembrando que, o valor do décimo terceiro salário é liberado apenas uma vez ao ano.
Saiba mais informações sobre a prestação continuada para idosos e como esse benefício funciona. Confira o post a seguir para saber mais: REQUISITOS PARA IDOSOS RECEBEREM O BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA
Comentários estão fechados.