Tudo sobre Benefícios Sociais

Governo avalia a criação do Vale Sacolão

O Governo Federal irá lançar o Vale Sacolão. É mais uma ajuda financeira mensal para pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso porque no ano de 2018 o Brasil retornou para o Mapa da Fome da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação da Agricultura).

Além disso, a situação piorou bastante por conta da pandemia. Outros fatores foram decisivos para a criação do Vale Sacolão, como a crise sanitária e a piora da economia.

Assim, de acordo com uma pesquisa da Rede Penssan, em 2020, mais da metade da população do país sofria de insegurança alimentar. Ou seja, a dúvida de não saber se irá comer no dia seguinte.

Contudo, durante o período de 2018 a 2022, a fome atingiu cerca de 7,5 milhões de brasileiro. Por conta da pandemia da Covid-19, o número de pessoas sem acesso à comida cresceu exponencialmente.

Esse número vem de um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Isso ampliou o cenário de extrema pobreza no país.

Devido a esses fatores, o deputado José Nelto (PP-GO) elaborou o Projeto de Lei (PL) 1084/22. Portanto, a proposta do Vale Sacolão é que o Poder Executivo reserve um orçamento e busque parcerias com estabelecimentos comerciais para eventuais descontos em tributos.

O que é o Vale Sacolão?

O Vale Sacolão é um benefício social destinado à compra de alimentos básicos em supermercados, o que inclui frutas e verduras. O valor recebido será de R $250,00. Mas quem tem direito a receber o Vale Sacolão?

Os cidadãos que terão acesso ao benefício são famílias cadastradas no Cadastro único (CadÚnico) e em Programas Sociais do governo, além de pessoas com renda de até um salário mínimo (R $1.212).

No entanto, é importante saber que a preferência será para quem tiver a menor renda.

Quando o benefício social será pago?

A proposta do Vale Sacolão ainda está em análise na Câmara dos Deputados. Assim, está aguardando a designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Atualmente, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado por algumas comissões. Essas comissões são: Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Após a aprovação das comissões, o projeto passara pela aprovação do Senado. Em seguida, irá para a sanção do presidente da República. Depois, entrará em vigor se for aprovado. Entretanto, ainda não tem data para iniciar.

Clique para ler mais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.