Muitas pessoas querem realizar o objetivo de obter a sua CNH definitiva. Independe de qual seja a motivação, seja para uso pessoal ou profissional, é necessário que o interessado passe por uma série de procedimentos estipulados pelo DETRAN.
Os primeiros passos para obter a carteira de habilitação, é contratar um autoescola que ficará responsável por todos os trâmites e treinamentos. Além disso, é necessário realizar a inscrição no DETRAN, logo após, o candidato realizará exames médicos e psicológicos, a fim de testar a sua aptidão para a condução de um veículo
Ao passar nesses exames, o candidato iniciará as aulas teóricas e práticas junto da autoescola, até chegar na etapa final aplicada pelo DETRAN. Somente após o teste final, o aluno poderá obter a sua carteira de habilitação, caso seja aprovado.
É nesse processo que o motorista recebe a sua carteira de motorista provisória. Esse modelo de CNH, é disponibilizada para os condutores recém-formados pelo período de um ano.
Como a CNH provisória pode influenciar na CNH definitiva?
Embora a CNH provisória seja parecida com a definitiva, é necessário alguns cuidados extras, pois existem algumas particularidades. São elas:
- O motorista não pode ultrapassar o limite 7 pontos durante o período de um ano;
- Cometer duas vezes a mesma infração;
- Infrações permitidas: 3 consideradas leves, 2 médias, 1 grave e 1 gravíssima.
Caso o motorista ultrapasse os pontos permitidos para cada tipo de infração, além do limite de pontos, ficará impedido de conseguir a sua CNH definitiva. Portanto, podemos dizer que, a CNH provisória é um período de experiência e teste para o motorista.
Como solicitar a CNH definitiva?
O primeiro passo é aguardar o vencimento da sua carteira provisória, portanto, um dia após o vencimento, o motorista poderá realizar a solicitação. Para isso, é necessário comparecer a uma unidade do DETRAN ou no centro de formação de condutores, onde realizou todo o processo, juntamente com a sua carteira provisória.
Além disso, é interessante levar um comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias. Após a apresentação dos documentos em uma unidade credenciada ao DETRAN e depois do pagamento de uma taxa para emissão da CNH definitiva, o pedido dará andamento.
Normalmente, a CNH definitiva ficará disponível entre o período de 5 a 7 dias úteis. Vale ressaltar que o valor da taxa varia de acordo com cada estado, portanto, para obter essa informação, é indicado consultar o site do DETRAN do seu estado.
O processo de solicitação da CNH definitiva é bem simples. No entanto, como falamos no início deste artigo, o condutor deverá se atentar e tomar o máximo de cuidado durante a carteira provisória.
Esse período, é de suma importância para quem deseja obter a sua CNH definitiva. Portanto, é importante lembrar que, o motorista que não respeitar as limitações estabelecidas perderá o direito de conseguir a CNH definitiva e terá que iniciar o processo do zero.
Comentários estão fechados.