A Carteira de habilitação digital foi lançada no ano de 2018 devido a tantos ocorridos com a carteira física, essa medida foi tomada para ajudar os motoristas a não se esquecerem mais deste documento. Além disso, podemos dizer que a carteira digital foi lançada para facilitar o acesso e evitar perdas.
Hoje em dia, a maioria dos serviços, documentos e procedimentos são online e com a Carteira de habilitação digital não poderia ser diferente! Isso porque, o universo digital é um grande facilitador para o desempenho de inúmeras atividades, bem, como o acesso a CNH.
Muito motoristas ainda não possuem acesso a esse recurso, na maioria das vezes, isso ocorre por falta de informação. No entanto, com o objetivo de trazer mais informações sobre essa facilidade, esse artigo trará esclarecimentos importantes. Continue acompanhando!
O que é a carteira de habilitação digital?
Podemos dizer que, a carteira de habilitação digital trata-se de uma CNH eletrônica criada pelo aplicativo SERPRO Serviço Federal de Processamento de Dados para o DENATRAN, com o objetivo de servir como um armazenamento eletrônico dos dados.
Esse meio é um grande facilitador para quem perdeu a carteira física ou para quem a esqueceu em casa. Dessa forma, serve como um meio que pode substituir a carteira física e ajudar o condutor caso necessite comprovar a sua habilitação para a condução do veículo.
Quem pode obter a CNH Eletrônica?
Essa versão está disponível para os condutores que possuem a carteira física impressa com o QR Code. Para quem não possui o código, existem duas soluções: aguardar a próxima renovação ou realizar o pagamento para ter acesso a segunda via.
Mas, para quem já possui cadastro no sistema de notificação eletrônica, é necessário que realize a solicitação da carteira de habilitação digital através do portal do DENATRAN, mediante a senha já cadastrada anteriormente.
Como solicitar a Carteira de habilitação digital
O primeiro passo é ter acesso a carteira física com o QR Code. Após isso, o condutor deve realizar o seu cadastro no portal do DENATRAN ou, se preferir, pode ir até um posto de atendimento mais próximo da sua residência.
Contudo, vale enfatizar que, o certificado é pago e o custo fica a critério do estado. Ou seja, para cada estado existe uma taxa a ser cobrança, podendo até ser gratuito em algumas localidades.
Após finalizar o cadastramento, o motorista deve baixar o aplicativo CNH eletrônica, assim que baixá-lo o sistema solicitará um código de ativação, esse código será disponibilizado pelo DENATRAN e será enviado diretamente para o e-mail do condutor solicitante.
Por fim, o motorista deverá criar uma senha de 4 dígitos e, na sequência, terá acesso a todas as informações da sua Carteira de habilitação digital.
Importância da CNH eletrônica
Embora, a carteira de habilitação digital não seja obrigatória, esse meio digital é uma grande facilidade para o motorista e possibilita que ele tenha acesso a esse documento em qualquer local.
Muitos condutores acabam esquecendo a carteira física em casa ou a perdem. Nesses casos, a carteira de habilitação digital é uma ótima solução para os motoristas não dirigirem sem a habilitação, afinal, sabemos que é uma infração dirigir sem esse documento tão importante!
Comentários estão fechados.