Você já ouviu falar no projeto CNH Social Goiás? Caso nunca tenha escutado falar, não se preocupe! No decorrer desse artigo, vamos esclarecer mais detalhes sobre esse projeto e como ele acontece no estado de Goiás.
O CNH Social é um projeto oferecido pelo Governo Federal para brasileiros de baixa renda que queiram obter a carteira de motorista gratuitamente. O projeto é totalmente gratuito e ocorre da mesma forma como um processo comum.
A diferença entre a CNH popular e CNH social é que, não haverá a contratação de uma autoescola por parte do aluno. Com o CNH social, o interessado deverá se inscrever diretamente no DETRAN e, caso seja selecionado, realizará todos os procedimentos gratuitamente.
Sabemos que, para obter a carteira de motorista é necessário passar por alguns procedimentos importantes, como exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas e, por fim, o teste de direção.
Os procedimentos continuam os mesmos para os inscritos no CNH Social, a única diferença é que participarão gratuitamente sem nenhum investimento. Esse programa está disponível em alguns estados do país, porém, não são todos os locais que contam com uma edição.
Inicialmente, o projeto encontra-se disponível nos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, entre outros. O objetivo é que, em breve, esteja disponível em todo o país.
O que saber sobre a CNH Social Goiás 2020
O estado já conta com edições anteriores, porém, no ano atual de 2020, o projeto CNH Social Goiás alcançou muitas pessoas. De acordo com o DETRAN na primeira fase da edição foram mais de 90 mil inscritos.
Dentre esses 90 mil inscritos, o total de 64.960 foram desclassificados. Isso porque, não atenderam um dos requisitos solicitados ou não atualizaram o cadastro. Confira a seguir os principais motivos que levaram muitos candidatos à desclassificação:
- Não possuir Cadastro único;
- NIS(Número de Identificação Social) inválido;
- Renda familiar superior a 2 salários mínimos;
- Ensino médio incompleto;
- Dados desatualizados, entre outros.
Na segunda etapa do projeto, foram mais de 2 mil selecionados para participar e obter a sua CNH gratuita. As informações foram divulgadas pelo DETRAN através do site. Os selecionados receberam mensagem de texto ou e-mail com a notícia da aprovação.
Requisitos para participar da CNH Social Goiás
Como vimos, é necessário que o candidato atenda alguns requisitos para participar do projeto. Vale lembrar que, qualquer requisito não atendido desclassifica o candidato. Portanto, se você deseja participar das próximas edições da CNH Social Goiás, é necessário que atenda a todos os requisitos, sem exceção.
O primeiro deles é ter renda familiar inferior a 2 salários mínimos, saber ler e escrever, ensino médio completo, ter idade mínima de 18 anos, possuir Cadastro Único atualizado e numeração do PIS.
Esses são os principais requisitos para participar do CNH Social Goiás, portanto, se você atende a todos os critérios e deseja ter acesso a sua CNH gratuitamente, fique atento ao DETRAN GO para mais informações sobre as próximas edições.
Comentários estão fechados.