Sabemos que, obter a carteira e motorista é um dos principais objetivos de muitas pessoas. Isso porque, a habilitação deixou de ser apenas uma realização pessoal, sendo que é muito útil para o mercado de trabalho.
Muitos cidadãos encontraram na CNH uma chance de ter sucesso na vida profissional, seja com o transporte de cargas, encomendas ou, até mesmo, no transporte de pessoas através da afiliação a aplicativos de motoristas ou empresas de transportes.
São inúmeras as possibilidades! Já para aqueles que possuem habilitação na categoria A, é possível atuarem como motoboy na entrega de pedidos ou documentos, por exemplo. Mas, para isso, é necessário o cumprimento de todas as etapas do processo para obtenção da CNH.
Dentre as etapas estão: exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas e o tão temido teste de direção. Normalmente, o teste prático de volante é a fase que causa mais preocupação nos alunos, os deixando apreensivos e ansiosos.
Devido a isso, é comum que alguns erros sejam mais comuns durante o teste de direção aplicado pelo DETRAN. Isso porque, é um momento decisivo para aqueles que sonham com a realização desse objetivo. Mas, vamos ao que interessa!
Afinal, quais são os erros mais comuns no teste de direção?
Confira, a seguir, quais são os erros mais comuns para, assim, evitá-los e garantir a sua CNH:
Não utilizar o cinto de segurança
Esquecer de colocar o cinto de segurança é uma falta considerada grave, portanto, caso isso aconteça, não poderá cometer mais falhas. Para não esquecer, o recomendado é que o motorista coloque o cinto assim que entrar no veículo.
“Desligar” o carro enquanto dirige
Essa falha é conhecida como “deixar o carro morrer”. Esse erro também é considerado grave, somando 3 pontos, ou seja, para ser aprovado não poderá cometer mais erros. Para evitar que isso aconteça, é necessário estar atento aos pedais e manter o controle do veículo.
Desconsiderar a sinalização
É muito importante que esteja atento a toda a sinalização ao seu redor, devendo parar quando houver um sinal de parada obrigatória, por exemplo. Caso isso não ocorra, poderá ser considerada uma falta eliminatória.
Ultrapassar o tempo na baliza
É necessário que o condutor realize as balizas considerando o tempo estipulado. Portanto, é necessário concentração e noção de tempo para não ser desclassificado por esse detalhe.
Utilizar incorretamente a embreagem
Manter os pés no pedal em todo o circuito é um ponto prejudicial para o condutor, podendo fazê-lo perder pontos durante o teste de direção. Portanto, é necessário treinar muito para realizar esse procedimento corretamente.
Sinalizar as manobras
Assim como no trânsito é muito importante que o motorista dê sinal para cada manobra realizada, no teste de direção também é necessário que isso seja priorizado. Portanto, mostra-se preocupado com os outros motoristas sinalizando cada manobra realizada.
Esses são os erros mais comuns durante o teste de direção. Agora que já sabemos quais são, vale treinar e memorizar os procedimentos corretos para um teste mais tranquilo e assertivo!
Comentários estão fechados.